CLÃ FLYER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games

Novo tópico   Responder ao tópico

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games

Mensagem por ADRIANNO Qui 23 Fev 2023, 1:07 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Linux-10
                 ÍNDICE

CLIQUE NO TIPO DE INSTALAÇÃO DESEJADA!
Escolha o tipo da instalaçãoModo 1  Modo 2Modo 3BootFail
 BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, home Versão Curta   Versão Detalhada   Automático   USB Drive bootable   Soluções de Problemas 
  Parte 2  HARDWARE 
 Parte 3  BIOS / UEFI 
██████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████
Caro leitor!

Se você tem interesse em explorar o vasto universo do Linux, está no lugar certo. Aqui, você encontrará informações sobre como iniciar sua jornada.
Esta é a página 1, onde você encontra instruções detalhadas sobre a preparação e instalação do sistema operacional Arch Linux.

Se você é um iniciante entusiasmado que conseguiu instalar seu primeiro sistema Linux, agora o convido a explorar as demais seções do fórum.
Descubra o potencial do seu Linux recém-instalado com nossos guias de pós-instalação. Continue a leitura abaixo para entender os tópicos relacionados a esta etapa.

Página 2: Aqui você vai entender as estruturas do sistema que você instalou, estudar questões de permissões de acesso, comandos shell, variáveis de ambiente, hierarquia do sistema de arquivos(FHS), grupos e outros conceitos de uso do terminal, ajudando a entender como o Linux funciona e como realizar tarefas básicas, inclusive utilizar o seu Linux para programar.
Página 3: Explore o significado de Linux, e a filosofia subjacente do GNU através de uma narrativa histórica dos eventos que levaram ao desenvolvimento deste sistema operacional. Falaremos da variedade de distribuições, com foco especial no Arch Linux. Você aprenderá sobre o uso do Pacman como o gerenciador oficial de pacotes, juntamente com os AUR helpers, e receberá uma introdução ao processo de empacotamento, compilação e resolução de dependências de programas no ambiente Linux.
Página 4: Oferece insights sobre o ambiente de desktop, introduzindo gerenciadores de arquivos como o Thunar e mostrando como navegar pelo sistema de arquivos do Linux de forma eficiente.
Página 5: Apresenta uma variedade de programas disponíveis no Linux e detalha suas funções, ajudando os iniciantes a encontrar as ferramentas certas para suas necessidades.
Página 6: Aborda questões relacionadas à execução de jogos no Linux, explicando as dependências necessárias, explicar sobre OpenGL e Vulkan e como utilizar aplicativos como Steam e GoG para jogar no sistema de forma nativa ou via Wine ou emulação de consoles. Também menciono as configurações e testes de monitor, escolha de cabos,  tecnologias de upscaling, proporção de tela, VSync, Motion Blur e Anti-aliasing.
Página 7: Explora tópicos mais avançados, como redes, segurança e a filosofia do código aberto (open-source), oferecendo insights sobre como tornar o sistema mais seguro e entender os princípios subjacentes ao Linux.


Última edição por ADRIANNO em Dom 14 Abr 2024, 9:31 pm, editado 29 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Anúncios em banner

Mensagem por ADRIANNO Qui 23 Fev 2023, 2:30 pm

O QUE É ESSE FÓRUM?
Os dados que compartilho neste fórum estão hospedados em uma plataforma francesa de fóruns gratuitos, chamada Forumeiros.
Apesar de ser o criador do conteúdo, estou sujeito às normas e regulamentos estabelecidos pela plataforma que hospeda meus dados.
As políticas às quais estou sujeito no Forumeiros: Política de confidencialidade Geral
Eventualmente, essa plataforma é obrigada a seguir as diretrizes governamentais do Marco Civil da Internet
Todos os fóruns do Forumeiros são inspecionados diariamente por uma ferramenta chamada Online Guardian, que busca por irregularidades, e eu posso ser diretamente penalizado.

O serviço de hospedagem de imagens que eu uso é o Servimg os criadores de conteúdo do Forumeiros são registrados automaticamente nesse serviço.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu211

Descubra como interagir e utilizar com as etiquetas de marcação, conhecidas como tags nesse fórum, feitos na linguagem de marcação HTML quanto no BBCode.
Essas etiquetas são para formatar o texto e adicionar funcionalidades específicas às suas postagens.
Por exemplo, a etiqueta [spoiler] me permite ocultar informações extras ou complementos aos assuntos.
Clique uma vez sobre o botão para abrir a janela expandida e clique novamente para fechá-la.
Clique nesse botão para expandir o texto:
Clique nesse botão para ver uma imagem:
Clique nesse botão para ver um código:

Essas são as cores, fontes e tamanhos de texto utilizados neste fórum:
Cor do texto: 8A8A34
Cor de fundo (Área de texto), citações, códigos e botões: E4F4FC
Cor dos links: A1A7BD
Cor dos links quando o cursor está sobre ele: FF0000
Fonte do título: trebuchet MS,trebuchet MS,trebuchet MS
Fonte principal: Verdana
Fonte para os códigos: Courier,Courie
Tamanho da fonte principal: 16
Vou deixar minha folha de estilo CSS:


Embora o Forumeiros permita rastrear visualizações para fins de monetização, este fórum em particular é sem fins lucrativos.
Para remover a publicidade do fórum, o proprietário precisa pagar uma taxa ao Forumeiros. Como não poderei fazer isso, peço um pouco de paciência em relação às propagandas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu206

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu207
Até o momento, tem sido benéfico para mim aproveitar o pacote gratuito de hospedagem do Forumeiros.
Entretanto, à medida que o conteúdo crescer, vou migrar tudo para um formato PDF e hospedá-lo de forma independente.

Este fórum é um servidor web (phpBB3) desenvolvido pela equipe do Forumeiros, que usa certificado SSL (criptografia) para ativa o protocolo HTTPS.
Eu sou restrito às linguagens e tecnologias suportadas pela plataforma, que são PHP, JavaScript e HTML/BBCode/CSS.
Uso principalmente, o PHP como linguagem de programação para o desenvolvimento do backend dos fóruns.
Adicionalmente, é possível aproveitar funcionalidades do JavaScript/jQuery em seu frontend, enquanto o CSS e o Bootstrap podem ser usados para estilização e layout.

Na plataforma Forumeiros, os criadores de conteúdo devem primeiro criar suas contas e, em seguida, selecionar a versão desejada do servidor web para começar a construir seu fórum:
https://www.forumeiros.com/criar-forum/phpbb3
https://www.forumeiros.com/criar-forum/phpbb2
https://www.forumeiros.com/criar-forum/punbb
https://www.forumeiros.com/criar-forum/modernbb
https://www.forumeiros.com/criar-forum/invision
https://www.forumeiros.com/criar-forum/awesomebb
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu209
A plataforma permite adicionar em suas páginas um código JavaScript ou HTML para personalizar o fórum.
Cada versão do software do fórum (PhpBB 2, PhpBB 3, Invision, PunBB) tem uma estrutura HTML e classes CSS diferentes para elementos como postagens, botões, etc.
Ao adicionar funcionalidades por meio de JavaScript e CSS, você precisará ajustar seu código para se adequar à estrutura específica de cada versão do fórum.
Por exemplo, as classes e IDs usados para selecionar elementos HTML podem variar entre as versões, e os estilos CSS podem precisar ser adaptados para corresponder à aparência desejada em cada versão do fórum.
O mesmo se aplica ao código JavaScript, que precisar ser modificado para interagir com elementos HTML específicos de cada versão do fórum.

Comparação entre a versão PhpBB 2 e a PhpBB 3:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu210

Você não precisa ser um webmaster em desenvolvimento para criar um fórum no forumeiros.
Essa plataforma é projetada para ser acessível para usuários com diferentes níveis de habilidade técnica.
Você pode criar um fórum no Forumeiros sem conhecimento avançado em programação ou administração de servidores.
Ao criar uma conta no Forumeiros, você terá acesso a ferramentas e recursos que facilitam a criação e a personalização do seu fórum, com ajuda.
Incluindo modelos predefinidos, opções de personalização visual. Embora um entendimento básico de como usar as ferramentas fornecidas possa ser útil.

Vou repassar alguns jargões usados dentro de fóruns; cada nova discussão é denominada de "thread" e pode ser respondida por qualquer número de pessoas interessadas.
Assim, as postagens são organizadas em threads, aparecendo em blocos sequenciais. Um "tópico" é uma coleção dessas postagens, exibidas em ordem cronológica, da mais antiga à mais recente.

A configuração deste fórum permite que os usuários postem respostas de forma anônima, sem a necessidade de estarem logado.
Mas, não será possível editar ou apagar uma postagem anônima depois de feita.
Você não precisa criar uma conta para responder a um tópico; basta clicar no botão Responder no topo de qualquer página.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Se você deseja postar uma resposta anônima temporária, simplesmente inclua em sua mensagem "Apagar após ler", e eu a removerei.

Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
COMO ENTRAR EM CONTATO COMIGO | OPÇÃO 2
Infelizmente, uma ferramenta muito útil foi removida, que era o "Contacte-nos", que consistia em um formulário de contato por e-mail para os visitantes se comunicarem com os administradores sem a necessidade de fazer login.

Ao criar sua conta em meu fórum (flyer), será solicitado três coisas; que escolha um nome de usuário, endereço de e-mail e a criação de uma senha.
https://flyer.forumeiro.com/register
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, já que não é exigida confirmação.
O conteúdo desse fórum pode ser visualizado por qualquer pessoa, não há áreas restritas às quais não membros tenham acesso negado; todos os links estão abertos.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu208
A plataforma me fornece 20Mb de espaço de armazenamento nessa minha versão gratuita, mas não pretendo usar a função Download, para essas coisas eu uso o Codeberg ou outra hospedagem de repositório Git.

Considerações finais
Compartilho informações sobre o Linux em meu tempo livre, registrando meu aprendizado neste diário público.
Nesse diário eu expresso minhas ideias e reflexões de forma formal e o mais objetiva possível.
Organizo os temas em seções, iniciando cada uma delas e desenvolvendo-as até sua conclusão, enquanto adiciono complementos para enriquecer a discussão.
Muitas das ideias compartilhadas são frutos de minhas próprias experiências, reflexões e leituras.
Tento estabelecer relações de causa e consequência para embasar meus argumentos.
Posso adotar um tom persuasivo em alguns momentos, incentivando todos vocês a não se deixarem influenciar sem questionar.
Busquem outras fontes além da minha para embasarem suas opiniões.
Convido todos a explorarem os conteúdos apresentados com uma mentalidade crítica.
Alguns assuntos ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento. Pretendo expandi-los assim que tiver disponibilidade de tempo.
Se desejarem contribuir com seus próprios textos para auxiliar nesse processo, ficarei imensamente grato.
Envie mensagens de feedback, pois estou sempre aberto a aprender com vocês.
Agradeço sinceramente a participação e o engajamento de todos neste fórum. Que possamos continuar compartilhando conhecimento.
Eu incentivo a cópia e divulgação de todo esse conteúdo.


Última edição por ADRIANNO em Dom 21 Abr 2024, 6:15 pm, editado 255 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty COMO CRIAR UM PENDRIVE DE BOOT

Mensagem por ADRIANNO Qui 23 Fev 2023, 4:39 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
Obtenha uma imagem de instalação(ISO)
DOWNLOAD ARCH LINUX

Segue um resumo das opções de download disponíveis no link acima:
Direto dos mirror HTTP: Download
BitTorrent: Download
Imagem para o Vagrant Cloud: Download
Imagem Docker: Download
Imagens de Máquinas Virtuais (VM): Download README
Netboot: Download Se você possui uma conexão com fio, pode inicializar a versão mais recente diretamente pela rede.
+informações:


Preparando uma mídia de instalação
Aqui vamos usar o USB Drive, mas você pode usar outros formatos de mídia:
CD, DVD, Blu-ray
Placa de Rede/PXE
via SSH
instalando o Arch Linux a partir de um sistema host Linux em execução(sem ter um LiveCD).

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Usb-st10
A mídia escolhida para essa instalação foi (USB Drive).
Como criar um stick USB inicializável no Windows pelo Rufus
Depois de ter baixado o Arch Linux, crie seu pendrive(flash drive).
https://rufus.ie
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Screen12
Deixe todos os outros parâmetros com seus valores padrão e clique em START para iniciar o processo de gravação.
Mantenha o "Write in ISO Image mode" selecionado e clique em OK para continuar.
Quando Rufus terminar de escrever no dispositivo USB, a barra de status ficará verde com a palavra PRONTO.

Para criar um stick USB inicializável no Linux
O pendrive não pode estar em uso "sudo umount /dev/sdd1" estando desmontado, podemos dar continuidade.

Formate seu USB:
sudo mkfs.vfat /dev/sdd -I

Copie a ISO do Arch Linux para dentro dele:
sudo dd bs=4M if=/home/flyerpc/Downloads/archlinux-2023.02.01-x86_64.iso of=/dev/sdd status=progress && sync

Tudo Pronto!
Ajuda: link¹ link² link³

Lista de ferramentas de criação de pendrive bootável para Linux:
mediawriter(AUR) criar uma mídia inicializável, feito pela Fedora.

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Qui 21 Mar 2024, 6:29 pm, editado 153 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Hardware

Mensagem por ADRIANNO Sex 24 Fev 2023, 4:51 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA

Fundamentos de hardware
Explore as Ferramentas de Diagnóstico e Monitoramento de Hardware

Ao montar seu computador, seja ele um computador desktop comum, ou servidor, ou até mesmo um laptop, você tem que ficar atento a alguns detalhes:
Certifique-se de que todos os componentes de hardware escolhidos sejam compatíveis entre si e também com o sistema operacional, faça um planejamento antes.

1- Alguns sistemas operacionais podem não ter drivers disponíveis para determinados dispositivos de hardware.

2- Alguns sistemas operacionais são desenvolvidos para uma arquitetura de processador específica.
Por exemplo, se um sistema operacional é compilado apenas para arquiteturas x86, ele não será compatível com processadores baseados em ARM.

3- Certos sistemas operacionais podem ter requisitos mínimos de hardware que não são atendidos pelo computador em questão.
Por exemplo, um sistema operacional que exige uma quantidade mínima de memória RAM ou espaço de armazenamento pode não funcionar em um computador com recursos limitados. O Arch Linux funcionar em qualquer máquina compatível com x86_64, e que tenha mais de 512 MiB de RAM disponível. Uma instalação básica do sistema ocupará menos de 2 GiB de espaço em disco. E também precisará de uma conexão com a Internet.

4- Os firmwares do sistema, como o BIOS ou UEFI, podem não ser compatíveis com todos os sistemas operacionais, causando problemas de inicialização ou falta de suporte para recursos específicos do sistema operacional. Temos exemplos de placas de vídeo antigas que não inicializam com o firmware UEFI. O sistema operacional é o hardware devem ser compatível com o firmware escolhido. Por parte do Arch Linux saiba que ele é compatível com ambos firmwares, essa seleção é feita durante sua instalação.

5- Alguns sistemas operacionais de código fechado têm restrições de licenciamento que limitam sua instalação apenas em determinados tipos de hardware.
Por exemplo, sistemas operacionais licenciados apenas para uso em computadores OEM podem não ser instaláveis em hardware de outro fabricante.

Vamos abordar os seguintes trópicos:

* Conhecendo o Hardware
* Explorando os Recursos
* Segurança Elétrica
* Cálculo de Potência
* Proteção Adicional
* Detalhes Específicos do Hardware: Interfaces de Rede, Detalhes da Memória, Dispositivos PCI, Detalhes do Processador ...
* Tenha à mão as ferramentas de chaves de fenda, pinças, e, proteção antiestática para evitar danos aos componentes sensíveis.


Para garantir que você extraia o potencial de seu hardware, tenha um entendimento básico das tecnologias presentes em seus equipamentos.
Você não precisa dominar todos os termos técnicos, mas é importante ter um conhecimento das características de seu hardware.
Você precisa configurar adequadamente seu hardware, informe-se sobre ele. Entenda quais recursos estão presentes e quais não estão.
Além de verificar o site oficial do fabricante, você pode explorar plataformas como TechPowerUp(YT), que disponibilizam análises e guias detalhados sobre especificações técnicas. Consulte os recursos, ao menos, compreenda as diferenças entre os diferentes modelos e gerações de hardware. Isso ajuda a evitar possíveis equívocos ao fazer escolhas ou realizar configurações.
Além disso, outras plataformas renomadas como Tom's Hardware(YT) e Hardware Canucks(YT) também oferecem conteúdo sobre hardware.
Embora haja conteúdo de hardware em português; Lock Gamer Hardware(YT) a tecnologia e a informação muitas vezes demora para chegar ao nosso país.
Familiarize-se com os mais recentes lançamentos de hardware em lojas renomadas como a Newegg

Montagem física
é importância verificar o manual de cada componente, principalmente da placa mãe

* Tudo começa com a escolha de um modelo de processador.
Nomenclatura da Intel, dependendo da série e do modelo é usado esses sufixos para diferenciar os processadores:
X: São os processadores overclockado, indica um Precision Boost mais alto, frequências de clock mais altas e recursos de overclocking.
K: Indica que o processador é desbloqueado para overclock.
F: Significa que o processador não possui gráfico integrado. Esses processadores são ideais para sistemas que usam uma placa de vídeo dedicada.
G: Indica uma combinação de CPU e GPU integradas em um único chip. como os da série Intel Core i7-G.
R: Indica uma variante de processador com recursos especiais habilitados. Como os Intel Xeon.
T: Indica uma versão com baixo consumo de energia do processador, um TDP reduzido em comparação com as versões padrão.
H: Usado em processadores para laptops, como os da série Intel Core i7-H para workstations móveis.
U: Também usado em processadores para laptops finos e leves e ultrabooks. Com foco no baixo consumo de energia, frequências de clock mais baixas e um TDP mais baixo para maximizar a eficiência energética e a vida útil da bateria.
Exemplo das siglas dos processadores Intel:
Intel Core i5-10400F 2.9GHz LGA 1200 12MB
Intel Core: Voltado para uso geral e para usuários domésticos.
i5: Dentro da série Core, isso indica um desempenho intermediário, um bom equilíbrio entre desempenho e preço.
10400F: Este é o número de modelo, números maiores geralmente indicam processadores mais recentes ou mais potentes como: velocidade do clock, número de núcleos.
2.9GHz: Indica a velocidade do clock base em gigahertz (GHz).
LGA 1200: Refere-se ao soquete do processador, que é o tipo de conector usado para conectá-lo à placa-mãe. Ambos devem ser da mesma geração.
12MB: Indica o tamanho do cache do processador, para armazenar dados frequentemente acessados.

A nomenclatura dos processadores AMD segue um padrão semelhante ao da Intel
   Séries Ryzen:
X: Indica um processador desbloqueado, projetado para overclocking.
G: Indica a presença de gráficos integrados (APU), útil para sistemas que não têm uma placa de vídeo dedicada.
GE: Versões de baixa potência dos processadores com gráficos integrados (APU).
PRO: Versões orientadas para o mercado profissional ou empresarial.
   Séries Threadripper:
X: Assim como na série Ryzen, indica um processador desbloqueado para overclocking.
WX: Indica uma série de alto desempenho, otimizada para cargas de trabalho intensivas, como computação de alto desempenho e estações de trabalho profissionais.
Exemplo das siglas dos processadores AMD:
AMD Ryzen 5 4500 3.6GHz (4.1GHz Turbo) AM4:
AMD Ryzen: Indica a série de processadores.
5 4500: O 5 refere-se à linha de processadores dentro da série Ryzen, indicando um desempenho intermediário. O número 4500 é o modelo específico do processador.
3.6GHz (4.1GHz Turbo): 3.6GHz é a velocidade do clock base do processador, enquanto 4.1GHz é um aumento temporário na velocidade máxima (Turbo Boost).
AM4: Indica o soquete do processador, usado para conectá-lo à placa-mãe, AM4.
   Processador AMD Ryzen 7 7700x AM5 5.4GHz
7 7700x: O 7 indica uma linha de processadores de alto desempenho. 7700x é o modelo desbloqueado para overclocking.
5.4GHz: Velocidade do clock base do processador.
AM5: Indica o soquete do processador, usado para conectá-lo à placa-mãe, AM5.
   Processador AMD Ryzen Threadripper PRO 7995WX
AMD Ryzen Threadripper PRO: Série de processadores de alto desempenho projetados para cargas de trabalho profissionais.
7995WX: Modelo específico com 96 núcleos e 192 threads, proporcionando um poder de processamento massivo para tarefas intensivas.

o manual do processador já vai indicar as placas mães que funcionam com ele, garanta que seja da mesma geração.
Começando com a preparação da placa-mãe para receber o processador; bastar alinha-los corretamente, lembre-se de fixar bem o cooler para refrigerar esse processador.
Em seguida, instale a memória RAM nos slots correspondentes. Essas memórias são assimétricas e só encaixam em uma posição específica, se tem algum duvida sobre o modelo de memória basta consultar o manual da sua placa-mãe.

* Conecte os cabos do painel frontal do gabinete aos 9 pinos apropriados da placa-mãe.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Ledsfi10
Sempre haverá pelo menos duas pernas nesses fios, o colorido é o positivo, o cabo branco é negativo. Não há uma convenção universal para as cores.
Então como saber qual é qual?
Ao conectar os cabos do painel frontal do gabinete, uma orientação útil é começar da esquerda para a direita, considerando o espelho da placa-mãe à sua esquerda. Certifique-se de posicionar o lado positivo de cada cabo em direção ao espelho da placa-mãe. Comece pelo primeiro pino do painel que o Power LED depois siga a ordem da imagem ou leia o que está escrito na placa mãe. Se sua placa-mãe é mais moderna e possui mais pinos para USB frontais, conectores RGB, speaker etc, podendo totalizar 16 a 24 pinos, não se preocupe. Basta verificar a posição dos pinos escritos na própria placa-mãe ou consulte o manual. Um exemplo de situação:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Pinos510
(Vídeo com uma explicação)

* Instale a fonte de alimentação, os dispositivos de armazenamento (como HDDs ou SSDs) e quaisquer placas de expansão (como placas de vídeo ou placas de som) nos slots PCI ou PCIe disponíveis.

* Conecte os cabos de alimentação da fonte de alimentação aos componentes, como placa-mãe, CPU, drives e dispositivos periféricos.

Tem muito conteúdo gratuito é pago sobre essas etapas da montagem do hardware.

Configuração e inicialização

* Ligue o sistema e entre no BIOS/UEFI para configurar as opções de inicialização e hardware. (Tenho um trópico falando sobre os firmwares)

* Após a instalação do sistema operacional , certifique-se de instalar os drivers adequados para o hardware. (Tenho um trópico falando sobre os drivers)



Mantendo Seu Computador Seguro na Rede Elétrica Vídeo
Para proteger seu computador use um disjuntor com amperagem igual ou menor em relação ao consumo do computador.
O disjuntor atua rapidamente em caso de sobrecarga, interrompendo o circuito durante picos de corrente, evitando danos aos componentes.
A numeração dos disjuntores segue uma série padronizada, como 1A, 2A, 4A, 6A, 10A, 16A, 20A, etc. O (A) significa Amperes.

Ampere [A] é uma unidade de medida da corrente elétrica, mede a quantidade de elétrons por segundo nessa corrente.
Para calcular o consumo em Amperes de um computador, divida a potência do PC pela voltagem da residência que seria 127V ou 220V.
Amperes = Potência (W) / Voltagem (V).
500 watts (W) / 127V ou 220V = A≈3.93A ou A≈2.27A
Vale lembrar que não é porque a fonte é de 500, 850W que ela consome isso na rede elétrica. Ela só usa o que o PC precisa.
Essas medidas simples garantem a segurança de seu equipamento, pois um raio pode transportar correntes extremamente altas, da ordem de dezenas de milhares de amperes.
Além do disjuntor instale um sistema de proteção contra surtos, como supressores de surtos(DPS) e faça um aterramento adequado para minimizar os danos causados por descargas elétricas.
Calculando a potência
Primeiro de tudo, tenha uma fonte de qualidade ligada ao seu computador, a eficiência da fonte também importa, com 80% sendo o ideal mínimo.
Além da eficiência, para ligar um computador com segurança, é necessário entender as tensões mínimas e máximas suportadas pelas fontes de alimentação.
As fontes com PFC ativo possuem um transformador chaveado automático que trabalha tanto em 110V ~ 220V (Bivolt), o que pode ajudar a evitar danos em casos de flutuações de energia.
Já as fontes sem PFC ativo têm uma tolerância de cerca de 10%, por exemplo uma fonte de 115V  funciona somente dentro da faixa de 103 a 127V.
Você pode calcular a potência total consumida por todos os seus periféricos, somando individualmente todas as potências de cada periférico.
Por exemplo, se você tem um monitor de 100W, um teclado de 5W, um mouse de 3W e uma impressora de 50W ...
Vou mostrar uma fórmula para calcular a energia consumida pelos dispositivo elétrico, quando você tem somente os dados dos volts e amperes, é quer saber os watts:
O cálculo seria multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em amperes), resultando na potência (em watts) do componente.
Potência (W) = Tensão (V) × Corrente (A)
Potência (W) =  5 × 0,5
Por exemplo, um dispositivo USB (como um mouse ou teclado) gerando uma tensão de 5V e puxa uma corrente de 0,5A. Sendo assim, ele necessita de 2,5W para funcionar.
Você também pode adquirir um wattímetro, um dispositivo que você conecta à tomada para medir o consumo de energia elétrica de seu computador enquanto está em uso.
Existem calculadoras online que fazem um cálculo aproximado do consumo de seu computador. Como por exemplo: eXtreme
Esse site oferece uma versão básica para estimativas rápidas e uma versão avançada com mais opções, isso inclui overclocking de CPU e GPU.
Os usuários selecionam componentes como placa-mãe, CPU, GPU, armazenamento, etc, e a calculadora fornece uma recomendação de potência da fonte de alimentação.
Obs:.
Lembrando que a potência de um processador, é referida como TDP (Thermal Design Power), é fornecida pelo fabricante como uma medida do máximo de energia térmica
que o sistema de refrigeração do processador precisa ser capaz de dissipar. Porém, o TDP não é uma medida direta do consumo de energia do processador em todas as situações de uso.
Ele é útil para determinar o tipo de solução de resfriamento que você precisa para o processador, como um dissipador de calor: Air Cooler ou Water cooler.

Proteção contra surtos elétricos
Você já está protegido pelos disjuntores, porém, é possível elevar ainda mais esse patamar de segurança com um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).

Como fazer uma instalação segura e eficiente em sua casa.
Você pode instalar o DPS em três pontos distintos:
O primeiro ponto é no padrão de entrada de energia, para te proteger contra surtos que estão vindo da rede externa.

O segundo ponto é na central elétrica, onde o DPS atua como uma defesa adicional contra surtos gerados internamente.
DPS deve ser instalado a depois do disjuntor geral, o mesmo vale para o IDR, que deve ser instalado após o disjuntor geral para ser protegido por ele em caso de sobrecarga.
O IDR (Interruptor Diferencial Residual) atua detectando a diferença entre a corrente que entra em um circuito elétrico e a corrente que sai, monitorando constantemente se há algum desequilíbrio entre essas correntes. Quando há uma fuga de corrente para a terra, seja por um curto-circuito ou por contato acidental com partes energizadas, o IDR detecta essa diferença e desarma o circuito elétrico, interrompendo o fornecimento de energia de forma rápida. Ele deve ser instalado em todos os circuitos elétricos que alimentam áreas com risco de choque elétrico, como áreas molhadas (banheiros, cozinhas). O DPS deve ser instalado antes do IDR para evitar que o IDR detecte uma fuga de corrente desnecessária em caso de sobretensão, o que poderia desligar o circuito indevidamente. Se houver uma falha no DPS, como um curto-circuito, o disjuntor atuará para proteger o circuito.

O terceiro ponto é na ponta das tomadas, protegendo um dispositivo separado.
(Demonstração em vídeo)

A instalação da sua casa deve ser feita por alguém com conhecimentos em elétrica, e estar atualizado com os padrões da ABNT NBR 5410
O profissional responsável por criar e projetar instalações elétricas deve ter o conhecimento em Engenharia Elétrica ou Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica.
Que é uma área multidisciplinar que envolve conhecimentos em física, química, matemática, circuitos elétricos, automação e controle.

O que tem no DPS; você adiciona uma camada extra de proteção através de um fusível, capaz de interromper sobrecargas elétricas, garantindo a segurança dos dispositivos conectados. Além disso, o DPS também inclui um varistor integrado a esse filtro de linha (DPS), o varistor é responsável por detectar variações repentinas de tensão e desviá-las para o aterramento. Certos modelos de equipamentos DPS, como os produzidos pela brasileira Clamper, possuem um capacitor para atenuação de interferências eletromagnéticas (EMI), na corrente elétrica de até 70 decibéis. Essas interferências são provocadas por outros dispositivos eletrônicos como, motores elétricos e interruptores de luz, proporcionando um sinal elétrico mais limpo e estável. Além da proteção mencionada para seu hardware, proteja sua placa de rede contra descargas elétricas provenientes dos cabos de internet, utilizando protetores para cabos de telefone RJ11 de rede RJ45.
(Explicação em vídeo)

COMO OBTER INFORMAÇÕES DE HARDWARE
Comandos que podem ser usado para mostra as interfaces de rede, seja as conexões com fio / sem fio, veja o endereço IP IPv4 que foi atribuído dinamicamente pelo servidor DHCP:

Esse primeiro comando exibe informações organizadas em seções para cada interface de rede, como "lo" (loopback) e "enp2s0" (nome comuns de interface Ethernet).
Os endereços IP são exibidos na forma de "inet" para endereços IPv4 e "inet6" para endereços IPv6. Já máscara de rede aparece na forma de CIDR: 192.168.0.35 /24
Também são fornecidas informações sobre o tempo de vida (lifetime) dos endereços.
ip a

Já esse outro, combina dois comandos em um único, ele exibe informações sobre as interfaces de rede em uma única linha, aqui é possível ver a netmask (máscara de rede) em seu formato convencional; 255.255.255.0
Estatísticas de desempenho dos pacotes recebidos e transmitidos (RX e TX packets), bem como quaisquer erros relacionados à interface.
ip -o link show; ifconfig -a

O comando ip e ifconfig estão incluso no pacote net-tools, junto com outros utilitários:
route: Mostra a tabela de roteamento IP, mostra que o endereço x deve ser encaminhados para o gateway y através da interface de rede enp2s0. route -n
slattach: Associa o dispositivo serial à interface de rede, permitindo a comunicação ponto-a-ponto. slattach -p [protocolo] -l [dispositivo]
arp: Para gerenciar e visualizar o cache ARP do sistema. arp -a
netstat: Exibe estatísticas de conexão, tabelas de roteamento, lista de todas as conexões TCP, portas locais e remotos. netstat -ant
ipmaddr: Para adicionar, modificar, excluir e exibir endereços multicast. ipmaddr
iptunnel: Para criar, modificar, deletar e exibir túneis de rede, como GRE. iptunnel add tun0 mode gre remote 203.0.113.1 local 203.0.113.2 ttl 255
mii-tool: Para diagnosticar problemas de conectividade, MII é um protocolo de autonegociação de velocidade. Informando coisas assim: operando a 100 Mbps (baseTx) em modo full-duplex (FD). sudo mii-tool enp2s0
nameif: é usado para renomear interfaces de rede com base nos endereços MAC. nameif mii-tool enp2s0 minha_interface
ifconfig: Exibe o status, ativar ou desativar interfaces, definir endereços IP, definir máscaras de sub-rede, definir MTU. ifconfig enp2s0
   Para exibir o status de todas as interfaces: ifconfig -a ou ip a
   Para ativar uma interface: ifconfig enp2s0 up ou ip link set dev enp2s0 up
   Para desativar uma interface: ifconfig enp2s0 down ou ip link set dev enp2s0 down
   Para atribuir um endereço IP a uma interface: ifconfig enp2s0 192.168.1.100 ou ip addr add 192.168.1.100 dev enp2s0
   Para definir a máscara de sub-rede de uma interface: ifconfig enp2s0 netmask 255.255.255.0 ou ip addr add 192.168.1.100/24 dev enp2s0

Detalhes da Memória, capacidade total de RAM, velocidade dessa RAM.
free -h ou free -g ou free -s 2

Para listar todos os dispositivos PCI, incluindo vários componentes incorporados à placa-mãe.
As informações que aparecem são diversas: Controlador SATA/USB/áudio/vídeo/Ethernet...,
Instale: (está incluído no grupo de pacotes básicos do Arch Linux, conhecido como base)
sudo pacman -S pciutils
Com ele instalado, como usar:
lspci

Exibir informações sobre todos os dispositivos e também seus drivers associados:
lspci -k

Listar dispositivos PCI com detalhes completos:
lspci -vv

Listar dispositivos PCI por classe:
lspci -nn

Listar apenas dispositivos de áudio:
lspci | grep -i audio

Listar apenas dispositivos USB:
lspci | grep -i USB

Listar apenas dispositivos SATA:
lspci | grep -i SATA

Para listar dispositivos de rede:
lspci | grep -i Ethernet

Você pode extrair mais de uma informação por vez, aqui queremos o modelo do controlador de vídeo, e o barramento associada ao processador como a geração de sua série Core, e seu número de revisão.
lspci | grep -i 'host bridge\|vga'

Lista informações detalhadas dos dispositivos de vídeo e gráfico, usamos o grep para imprimir as duas linhas seguintes as linhas que contêm a palavra VGA ou 3D.
lspci -k | grep -A 2 -E "(VGA|3D)"

Listar os drivers do kernel que estão atualmente em uso para os dispositivos PCI (útil para entender quais drivers estão sendo utilizados.)
lspci -nnk | grep "Kernel driver in use:"

Mostra se tem suporte OpenGL e qual driver gráfico e versão, extensões suportadas e outras informações relacionadas ao ambiente gráfico.
glxinfo | grep -i opengl

Para obter informações detalhadas do processador, como número de núcleos e threads e frequência da CPU.
lscpu

Para extrair informações específicas sobre o seu processador, usando grep para filtrar as linhas sobre o modelo do processador, a frequência da CPU, a quantidade de núcleos, o ID físico, o ID do núcleo.
cat /proc/cpuinfo | grep -E "model name|microcode|cpu MHz|cache size|physical id|siblings|core id|cpu cores" | uniq

Não deixe de ler as informações detalhadas sobre o seu processador, recomendo que consulte as especificações oficiais nos sites da Intel ou AMD.
Realize uma pesquisa online para comparar e para entender as capacidades específicas do seu hardware. Alguns pontos a serem considerados incluem:
   Número de Série, Litografia, Arquitetura, Cache: Conheça as características físicas dele; nanômetros (nm), x86 ou 64 bits ...
   Gráficos Integrados: Verifique se o processador possui gráficos integrados que podem temporariamente substituir uma placa de vídeo dedicada.
   Compatibilidade do PCIe: Descubra se a versão do slot PCIe da placa-mãe é suportada pelo processador.
   Capacidade e Tipos de RAM: A capacidade máxima que o processador suporta de RAM e seus tipos de memória: DDR5 DDR4.
   Overclocking: Descubra se o processador suporta overclocking, se ele é desbloqueado para ajustes manuais.
   Tecnologias de Virtualização: Identifique se esse processador tem suporte as tecnologias de virtualização.
   Hyper-Threading (Intel) ou Simultaneous Multithreading (AMD): que permite a execução de múltiplos threads simultaneamente.
    https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark.html
    https://www.amd.com/pt/products/specifications/processors

Estude o manual de configurações da sua placa mãe, conheça bem sua BIOS Setup (ou UEFI Setup),
Para acessá-la, geralmente, pressiona-se a tecla Del ou F2 durante o processo de inicialização.

Às vezes, a solução do problema não é feito pelo Linux, a solução pode estar na BIOS.

Na BIOS Setup, você corrige problemas de desempenho ajustando o comportamento do hardware.
Lá você escolhe entre configurações (Auto), (Normal), (estabilidade), ou (Performance), ativar ou desativar recursos específicos.
Mesmo overclocks sutis, que não envolvam modificações de voltagem, têm o potencial de aproximar você do desempenho total do seu hardware.
Um exemplo disso é o overclock da RAM, onde os perfis de memória podem utilizar uma frequência básica ou atingir todo seu potencial, isso é facilmente selecionado na sua placa-mãe.
Duas tecnologias que cuidam disso: X.M.P criado pela Intel (eXtreme Memory Profile) ou D.O.C.P criado pela AMD (Direct OverClock Profile)
É importante notar que a disponibilidade desses perfis pode variar entre diferentes placas-mãe e módulos de memória RAM.

OUTROS PROGRAMAS, CASO OS ANTERIORES NÃO SEJAM SUFICIENTES:

Você precisará fazer uma instalação para usar esse próximo comando:
sudo pacman -S lshw
Com ele instalado, use com esses comandos:
Visão completa: sudo lshw
Visão resumida: sudo lshw -short
Ele te dará uma visão geral dos componentes de hardware, como:
Modelo da Placa Mãe, Memória, Armazenamento SCSI, Processador/Cache, Controladores de Vídeo/Áudio/USB/Rede etc.

Outro comando semelhante, para obter informações sobre a placa-mãe, versão da BIOS e a quantidade de memória RAM, etc.
instale.
sudo pacman -S dmidecode
Com ele instalado, use esse comando para detalhar todas as informações do seu hardware, e exibi-las no editor Nano.
sudo dmidecode | nano -
Outras formas de puxar informações específicas usando o dmidecode:
sudo dmidecode -t baseboard && sudo dmidecode -t bios && sudo dmidecode -t memory

O pacote usbutils inclui vários utilitários úteis para diagnóstico, depuração e obtenção de informações sobre dispositivos USB conectados ao seu sistema.
instale.
sudo pacman -S usbutils
Com ele instalado, é possível mostra informações detalhadas sobre os dispositivos USB:
lsusb
usb-devices

HardInfo é um pacote do AUR que fornece informações detalhadas sobre o sistema.
Para usar o HardInfo você precisa ter um ambiente gráfico instalado, pois ele não é um programa de terminal.
rua install hardinfo-git
/usr/bin/hardinfo
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu154
Outras ferramentas de análise:
   fwupd: Uma daemon que facilitar o processo de atualização de firmware para dispositivos de hardware no sistema.
   lm_sensors: Sensor de monitoramento para temperaturas.
   powerstat (AUR) Para medir o consumo de energia (CC - corrente contínua; bateria) em laptops.
   sysbench: Ferramenta de benchmark de várias áreas do sistema, incluindo CPU, memória, disco e threads,
  podendo comparar o desempenho em diferentes configurações de hardware ou ambientes.
  Realizar um benchmark de CPU: sysbench cpu --threads=2 run
  Executa um teste de benchmark de memória: sysbench memory --memory-total-size=1G --threads=2 run
Se sua intenção é fazer um teste simples de aumento de consumo de memória RAM.
Use o comando dd para criar um arquivo chamado memoryhog de 1GB, representado no comando em megabytes 1024(MB), 2GB=2048, 3GB=3072, 4GB=4096...
dentro do diretório /dev/shm/ também conhecido como tmpfs, que reside os dados da memória RAM.
dd if=/dev/zero of=/dev/shm/memoryhog bs=1M count=1024
Para deletar o arquivo memoryhog criado em /dev/shm/, você pode usar o comando rm, nem precisa de sudo.
rm /dev/shm/memoryhog

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Sáb 20 Abr 2024, 7:52 pm, editado 119 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty INSTALAÇÃO ARCH LINUX (RESUMIDA)

Mensagem por ADRIANNO Sex 24 Fev 2023, 4:52 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
Aqui está uma lista dos comandos para instalar o Arch Linux.
Para obter mais detalhes sobre cada comando listado, uma explicação mais detalhada está disponível nos próximos tópicos. veja aqui

# loadkeys br-abnt2
# screen
# setfont ter-v16b
# cfdisk /dev/sda
# cfdisk /dev/sdb
# mkfs.ext4 /dev/sda1
# mkfs.ext4 /dev/sda2
# mkfs.ext4 /dev/sda3
# mkfs.ext4 /dev/sdb1
# mount /dev/sda1 /mnt
# cp /etc/pacman.d/mirrorlist /etc/pacman.d/mirrorlist.pacnew
# pacstrap -K /mnt base base-devel linux linux-firmware linux-headers terminus-font dhcpcd grub vim nano screen git cargo
# arch-chroot /mnt /bin/bash
# mount /dev/sdb1 /home
# mkdir -vp /home/backup/{1,2,3} /media/{Linux1,Linux2,Linux3,cdrom,usb/{usb1,usb2,usb3},vm/{vm1,vm2}}
# mount /dev/sda2 /media/Linux2
# mount /dev/sda3 /media/Linux3
# cp -vi /etc/fstab /etc/pacman.conf /etc/locale.gen /etc/passwd /etc/sudoers /etc/default/grub /etc/pacman.d/mirrorlist /home/backup
# nano /etc/pacman.conf
# nano /etc/pacman.d/mirrorlist
# ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime && hwclock --systohc --utc && echo "pt_BR.UTF-8 UTF-8" > /etc/locale.gen && locale-gen && echo "LANG=pt_BR.UTF-8" > /etc/locale.conf && echo "KEYMAP=br-abnt2" > /etc/vconsole.conf && echo flyer-pc1 > /etc/hostname && echo "127.0.0.1 localhost
::1 localhost
127.0.1.1 redeflyer.localdomain redeflyer" >> /etc/hosts                                                              
# passwd
    ****
# mkinitcpio -P
# pacman -Sy grub-customizer os-prober pulseaudio-alsa firefox mtools ntfs-3g alsa-utils bubblewrap-suid shellcheck
# nano /etc/default/grub
# grub-install /dev/sda --recheck
# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
# os-prober
# exit
# genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
# umount -vR /mnt
tire o pendrive
# halt -p
login: root
           ****
# setfont ter-v16b
# systemctl enable --now dhcpcd.service
# ping -c 3 archlinux.org
# pacman -S --noconfirm xdg-user-dirs xorg xorg-apps xorg-xinit xfce4 xfce4-goodies gvfs
# groupadd sudo && groupadd vboxusers && groupadd vboxsf
# nano /etc/sudoers
# useradd -m -G sudo,uucp,vboxusers,vboxsf,log,sys,systemd-journal -s /bin/bash flyer1
# cp -vi /etc/passwd /etc/sudoers /home/backup/1
# passwd flyer1
  ****
# chmod 755 -vR /media/usb /media/vm /media/cdrom && chown -vR flyer1 /media/usb /media/vm /media/cdrom && chgrp -vRc flyer1 /media/usb /media/vm /media/cdrom
# amixer sset Master unmute && amixer -D pulse sset Master 100%
# exit
login: flyer1
          ****
# startxfce4

Configuração da data e hora
sudo timedatectl set-time "2023-12-25 09:45:00"
Somente a hora:
sudo date +%T -s "09:45:00"

Post-installation
# git clone https://aur.archlinux.org/rua.git && cd rua && makepkg -si

Drivers de vídeo não incluídos nessa versão resumida, veja isso na instalação detalhada.

Use um multiplexador de terminal para poder copiar e colar os comandos durante a instalação:
https://wiki.archlinux.org/title/Linux_console_(Portugu%C3%AAs)
https://wiki.archlinux.org/title/GNU_Screen
https://wiki.archlinux.org/title/Tmux
https://wiki.archlinux.org/title/Rxvt-unicode

No futuro vou criar um guia de uso para o GNU Screen — Full-screen window manager that multiplexes a physical terminal.
até lá, veja a documentação oficial:
https://www.gnu.org/software/screen/manual/html_node/index.html

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Dom 14 Abr 2024, 9:18 pm, editado 193 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty UEFI ou BIOS

Mensagem por ADRIANNO Dom 26 Fev 2023, 5:09 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Icon_b10   INFORMAÇÕES SOBRE BIOS / UEFI
Alguns comandos serão mencionados ao longo deste texto. Não se preocupe em compreendê-los por agora. Mais adiante, eles serão apresentados novamente com o contexto adequado.

Leitura complementar: LINK¹ LINK² LINK³ LINK⁴

Os firmware de inicialização UEFI ou BIOS determinam como o sistema operacional interage com o hardware durante o processo de inicialização.
Eles são responsáveis por carregar o bootloader (GRUB) do sistema operacional a partir do disco rígido.
Portanto esses dois firmwares controlam todo os componentes de hardware e realizam verificações de sua integridade e inicializa o sistema operacional.
Além da inicialização, os firmware são responsáveis por gerenciar a energia e gestão térmica nesses hardwares, antes de transferir o controle deles para o sistema operacional.
O UEFI é uma evolução da BIOS.
A BIOS Legacy opera em 16 ou 32 bits, enquanto o UEFI pode operar em 32 ou 64 bits, tendo uma inicialização mais rápida.
Embora o UEFI possa oferecer uma inicialização mais rápida, essa vantagem não tem relação com a velocidade geral do sistema operacional durante o uso diário.
16 bits, 32 ou 64 bits se trata da largura do barramento de dados que o firmware pode acessar de uma vez, sendo a via de comunicação por onde os dados são transmitidos.

Durante o processo de inicialização, o firmware seja BIOS ou UEFI, é responsável por identificar e inicializar todos os dispositivos de hardware conectados no PC.
Isso inclui todas as placas de expansão, como por exemplo, HBAs (Host Bus Adapters) de armazenamento em massa e dispositivos de módulos Express (PCIe).
Essas placas de expansão necessitam de uma memória especializada para funcionarem.
Durante a fase da inicialização, os firmwares usam as (Option ROM), que é uma porções de memória de somente leitura (ROM) presentes no hardware.
Essas ROMs de opção permitem que os dispositivos carreguem drivers diretamente da memória.
Portanto, o firmware de inicialização precisa dar suporte a esse hardware para detectar e utilizar sua ROMs, caso contrário o seu hardware se torna uma pedra obsoleta.

A BIOS é responsável por armazenar todas as personalizações feitas pelo usuário, garantindo que essas informações não sejam perdidas ao desligar o PC.
Esses ajustes são mantidos na memória CMOS da placa-mãe, que é uma forma de memória volátil que requer energia contínua para manter os dados armazenados.
Para garantir essa alimentação constante, é utilizada uma bateria do tipo moeda, conhecida como bateria CR2032,
que fornece energia à memória CMOS da BIOS quando o computador está desligado.
Embora pequena em tamanho, a bateria da BIOS possui uma vida útil relativamente longa e pode durar vários anos antes de precisar ser substituída.
Quando a bateria começa a se esgotar, ocorrer problemas, como a perda das configurações da BIOS e erros na data e hora do sistema.

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Undefi10
Para entrar no menu da BIOS pressione F2, F10 ou DEL.
A tela principal do BIOS Setup Utility será exibida.
Procure por opções como Boot Maintenance Manager, Advanced Boot Options e Boot Mode para selecionar o modo desejado.
Depois, salve é reinicie!

Ao realizar uma alteração de firmware é importante focar apenas nessa operação, evite realizar outras alterações juntas.
Depois de instalar o sistema operacional, se você alterar o modo de inicialização, não será possível inicializar o sistema operacional.
Para resolver isso, altere o modo de inicialização de volta à sua configuração definido na instalação.

Significado:
BIOS (Basic Input/Output System)
Criado no início dos anos 1980, quando foi introduzido pela IBM no IBM PC.
Desde então, tornou-se um padrão na inicialização de computadores baseados na arquitetura x86.

UEFI (Unified Extensible Firmware Interface)
Começou a ser desenvolvido no final dos anos 1990.
O Linux kernel tem sido capaz de usa-lo desde o início dos anos 2000.
A primeira implementação oficial de código aberto do UEFI, chamada Tiano, foi lançada pela Intel em 2004.
Sua versão 2.0 lançada em 2006 adicionou criptografia e segurança.
Versão 2.1 lançada em 2007 adicionou autenticação de rede e a arquitetura de interface do usuário.
A Microsoft introduziu UEFI para sistemas operacionais Windows x64 com o Windows Vista SP1 e o Windows Server 2008.
Hoje você pode testar o funcionamento do UEFI em uma máquina virtual através do VMware, VirtualBox é QEMU/KVM.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu172
Além disso, o UEFI fornece uma shell que permite a execução de aplicativos UEFI, Integra utilitários de configuração de dispositivos PCIe com menus do BIOS Setup Utility.
incluindo carregadores de inicialização de sistemas operacionais, bem como comandos para obtenção de informações do sistema e firmware.
Ele exibe rótulos do gerenciador de inicialização em vez de rótulos brutos de dispositivos.
Críticos afirmam que o UEFI tenta remover a capacidade do usuário de controlar verdadeiramente o computador e não resolve os problemas de longa data do BIOS que exigem dois drivers diferentes - um para o firmware e outro para o sistema operacional.
Em 2011, a Microsoft anunciou que os computadores certificados para executar seu sistema operacional Windows 8 deveriam ser enviados com a chave pública da Microsoft inscrita e o Secure Boot ativado. Isso gerou controvérsia entre críticos e defensores do software livre, que acusaram a Microsoft de tentar usar o Secure Boot para impedir a instalação de sistemas operacionais alternativos, como o Linux. A Microsoft negou que o Secure Boot fosse uma forma de impedir a concorrência, afirmando que os sistemas x86 certificados para o Windows 8 deveriam permitir que o Secure Boot fosse configurado para um modo personalizado ou desativado.
Para instalar o Arch Linux, é necessário desativar o Secure Boot, uma vez que a imagem de instalação oficial não oferece suporte a esse recurso.
O processo de desativação do Secure Boot pode variar de acordo com a placa-mãe utilizada.
É importante ressaltar que o Secure Boot serve unicamente como um recurso de camada de proteção para seus afiliados, contra malwares em sua pré-inicialização. wiki
Se Secure Boot da placa mãe estiver habilitado, será exigido uma assinatura de autenticidade para cada binário EFI. Agradeça ao OEM da microsoft.
Se o gerenciador de boot estiver no modo BIOS, ele não será capaz de carregar um sistema operacionais UEFI, o inverso também acontece.
Para dual-boot com Linux e windows use  o mesmo padrão de partições para ambos, podendo até dividir a mesma partição.
Nem todas as versões do Windows 7 têm suporte para a inicialização em sistemas UEFI.

Além do BIOS e UEFI, existem outros firmwares menos comuns que vale a pena conhecer:

Coreboot LINK é um firmware de código aberto com suporte a diversas arquiteturas. Muito minimalista, se integra com diferentes "payloads" para fornecer interfaces de usuário. Exemplos comuns de payloads incluem o SeaBIOS, que fornece serviços compatíveis com o PCBIOS, o EDK2, que oferece serviços UEFI, e o GRUB2, que é um carregador de inicialização usado por muitas distribuições Linux.

OpenBIOS LINK Oferece implementações de firmware livre e de código aberto compatíveis com o padrão IEEE 1275-1994 (Open Firmware), fornecendo uma interface de dispositivo independente do conjunto de instruções. Isso permite a inicialização do sistema operacional a partir de placas de expansão sem código de inicialização nativo. Com suporte para plataformas comuns como x86, AMD64, PowerPC, ARM, Sparc e Mips, o OpenBIOS é utilizado em servidores, estações de trabalho e sistemas embarcados. Geralmente, depende de firmware de baixo nível adicional, como o coreboot ou U-Boot, para a inicialização de hardware.

U-Boot LINK é um firmware de código aberto compatível com várias plataformas e arquiteturas de processadores, como ARM, MIPS, RISC-V, PPC e x86. Pode ser compilado usando o GCC ou Clang e atua como um carregador de inicialização de primeiro e segundo estágios, carregado pela ROM do sistema a partir de dispositivos como cartões SD, unidades SATA e flash NOR ou NAND. Ele permite a inicialização de binários do UEFI, como GRUB ou kernel do Linux, e suporta a leitura e gravação em sistemas de arquivos como btrfs, ext2, ext3, FAT, JFFS2, Squashfs e UBIFS. Além disso, o U-Boot inclui a ferramenta Buildman, que facilita a construção do firmware

CoreOS LINK LINK é um sistema operacional de código aberto, baseado no kernel Linux. Ele inclui um firmware próprio.
Esse sistema operacional compartilha fundamentos com o Gentoo Linux. Não possuindo um gerenciador de pacotes, exigindo que todos os aplicativos sejam executados dentro de contêineres. A Red Hat comprou o CoreOS e integrou sua tecnologia ao Red Hat OpenShift, como mecanismo de contêiner, para substituir o Docker.

Retornando a falar dos tradicionais firmware UEFI e BIOS:
Para utilizar o modo UEFI ou BIOS em um computador, não basta simplesmente entrar no setup da BIOS e selecionar a opção desejada.
É necessário instruir o sistema operacional durante o processo de formatação sobre a intenção de trabalhar com um dos modos.
Isso é feito no Linux por meio do gerenciador de inicialização (GRUB), que é um software responsável por carregar o sistema operacional após o computador ser ligado.
Durante a instalação do GRUB em seu novo sistema operacional, você incorpora um comando específico para utilizar o modo BIOS ou outro comando para o modo UEFI.

Se você está utilizando Linux e deseja verificar se está utilizando UEFI ou BIOS como firmware de inicialização, utilize o seguinte comando:
ls /sys/firmware/efi
Se o comando retornou diretório inexistente, você provavelmente só tem os diretórios acpi, dmi e memmap em /sys/firmware/,
isso indica que você está usando o BIOS (também conhecido como Legacy BIOS).
O diretório /sys/firmware/efi é uma interface para acessar informações relacionadas ao EFI em tempo de execução.
Mesmo que você tenha instalado o GRUB no diretório EFI usando o comando:
grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=GRUB --recheck
Este diretório /sys/firmware/efi que é fornecido pelo firmware da sua placa-mãe, ainda continuará a existir, indiferente ao parâmetro --efi-directory=

O firmware é armazenado em uma memória flash na própria placa-mãe e é independente do armazenamento do sistema.

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Uefixb10
Algumas informações para te ajudar na escolha entre Bios ou UEFI, qual a diferença entre eles?
Configuração BIOS
Placa mãe em = (BIOS ou Legacy ou MBR)
pendrive em = (BIOS)
cfdisk em =    (tabela dos)
Para HD de até 2,2 terabytes é 4 partições no disco.

Configuração UEFI
O UEFI é uma tecnologia de firmware que substitui o BIOS tradicional.
Não são todos os hardwares e sistemas operacionais compatíveis com o modo de inicialização UEFI.
Placa mãe em = (UEFI ou GPT)
pendrive em = (firmware EFI [não use o USB 3.0{ou use, se souber ativar os controladores da sua placa mãe}])
cfdisk em =    (tabela gpt, [GPT armazena uma tabela secundária no final do disco. Essa estrutura de dados consome 33 setores de 512 bytes.])
Para HD de até 9 zetabytes com 128 partições.
Depende de uma partição de inicialização(NVRAM (Non-Volatile Random Access Memory) ) /boot/efi é uma área de memória não volátil que armazena configurações e variáveis de inicialização.

Agora vamos relacionar esses firmware com rótulos de discos:
MBR (Master Boot Record)
GPT (GUID Partition Table)
Estes são rótulos que organizam e estruturam as partições no disco, vamos as combinações:

BIOS/MBR: Refere-se à combinação tradicional de BIOS e esquema de partição MBR. Esse é o método mais antigo e mais comum de inicialização.
O MBR é um código de inicialização (bootloader) adicionado na primeira seção do disco, conhecida como o setor de inicialização mestre.
BIOS/GPT: Refere-se ao uso do BIOS em conjunto com o esquema de partição GPT (GUID Partition Table). Alguns sistemas podem suportar essa combinação.
Usando BIOS é possível inicializar a partir de discos particionados usando a tabela GPT.
Para permitir o uso de BIOS com o rótulo GPT, geralmente é necessário habilitar uma opção conhecida nas placas mães "modo de compatibilidade"
ou "herança" ou "BIOS Compatibility Support Module" (CSM) ou "Legacy Boot Mode". Essa camada permite que a BIOS inicialize discos GPT.
Só para ter acesso aos recursos de segurança aprimorados, como verificações de integridade de dados, como checksums e a tabelas de partição redundantes,
e nomes para partições mais longos. Coisas que não tem no MBR. A diferença entre GPT e MBR não está na velocidade, mas sim nos recursos extras.
No GPT, o código de inicialização é armazenado em uma partição EFI separada. Isso é necessário porque o BIOS não pode ler as informações de inicialização diretamente do cabeçalho GPT.
Nem todos os hardware que usam BIOS serão capazes de inicializar a partir de discos GPT.
Em alguns casos o Grub instalado em uma partição separada pode não ser reconhecido, o que pode impedir a inicialização do sistema.
Se você deseja criar seu sistema com BIOS/GPT, você precisará criar uma partição separada para o BIOS boot e instalar o GRUB nela, como se fosse um UEFI.
grub-install --target=i386-pc --boot-directory=/mnt/boot --force /dev/sda1
Verifique se /dev/sda1 é a partição correta em que deseja instalar o GRUB modo BIOS/GPT.
Esses parâmetros determinam como o Grub será instalado e como o sistema será inicializado.
tipo de inicialização (BIOS ou UEFI), (32 ou 64).
--target=i386-pc
   Este parâmetro é usado para instalar o Grub no modo BIOS (também conhecido como modo Legacy).
   Destina-se a sistemas de 32 bits e utiliza o formato de inicialização tradicional do BIOS.
--target=x86_64-efi
   Este parâmetro é usado para instalar o Grub no modo UEFI.
   Destina-se a sistemas de 64 bits e utiliza o formato de inicialização UEFI.

O Arch Linux é uma distribuição de 64 bits (x86_64), o que significa que ela é otimizada para hardware de 64 bits e pode usar programas de 32 bits e de 64 bits.
O parâmetro --target=i386-pc no comando grub-install especifica para o GRUB ser instalado em 32 bits (x86), mas isso não limita todo o sistema operacional a operar como
32 bits. O sistema operacional continuará a ser uma distribuição de 64 bits e poderá executar programas 64 bits e também 32 bits.

UEFI/GPT: É o método moderno de inicialização que utiliza o UEFI em conjunto com o esquema de partição GPT.
Oferece o benefício de inicialização mais rápida, suporte a discos maiores em comparação com o BIOS tradicional.
Não é possível usar UEFI com o rótulo MBR, eles são dois métodos de inicialização diferentes e incompatíveis entre si.
O Grub instalado com --target=x86_64-efi espera encontrar uma tabela de partição GPT (UEFI/GPT), não uma tabela de partição MBR.

MBR e GPT são rótulos associados a todas e quaisquer partições do seu disco rígido.
Esses rótulos determinam a estrutura de particionamento e a forma como as informações são organizadas no disco.

Para selecionar um desses rótulos quando se está criando uma nova partição, você utiliza o comando cfdisk.
O cfdisk é uma ferramenta interativa de particionamento de disco, que permite diversas manipulações, uma delas é rotular partições.

Explicarei como selecionar o rótulo para sua partição durante o processo instalação do Arch Linux, usando o cfdisk para isso.
execute o comando cfdisk seguido pelo dispositivo que deseja particionar.
cfdisk /dev/sda
Ao abrir o cfdisk em um disco vazio ou formatado, você será solicitado a selecionar o rótulo.
Basta escolher um rótulo na lista de opções para rotular o seu disco.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu168
gpt (GUID Partition Table): Este é um método de particionamento de disco moderno usado em sistemas UEFI.
dos (Disk Operating System) compatível com (MBR - Master Boot Record): Método de particionamento de disco utilizado em sistemas BIOS legados.
sgi Este é um tipo de rótulo de partição associado a sistemas SGI (Silicon Graphics). É utilizado em sistemas Unix da SGI.
sun Este rótulo é usado em sistemas Sun Microsystems, especialmente em sistemas Unix da Sun, como o Solaris.
Se o disco já possui um rótulo, a janela para selecionar os rótulos não será exibida.

Esta é apenas uma introdução aos rótulos.
Durante a sua leitura desse guia de instalação Arch Linux, você aprenderá quando e como usar esses comandos.

Você é quem deve escolhe entre BIOS ou UEFI, você só não poderá usar o UEFI se sua placa mãe não tiver essa tecnologia de inicialização.
Sistemas operacionais mais recentes, como o Windows, e muitas distribuições Linux modernas, como o Arch Linux, são totalmente compatíveis tanto com BIOS quanto com UEFI.

Você está prestes a instalar o Arch Linux e precisa considerar a escolha entre BIOS e UEFI como modos de inicialização.
Aqui estão alguns pontos a serem considerados:
1 Verifique se a sua placa-mãe suporta o modo UEFI ou não?
2 Vou ter mais de 4 partições e as partições serão maiores que 2TB? se sim, vai de UEFI.
3 Minha placa de vídeo não funciona com um assinatura UEFI? o que pode resultar em problemas de reconhecimento ou se funcionar pode trabalhar com desempenho reduzido.
Hardwares que usam chips antigos ou modificados, podem ter problemas de compatibilidade com o modo UEFI. Nesses casos, pode ser necessário usar o modo BIOS ou CSM.
A inicialização dos componentes de hardware é uma função exclusiva do firmware da placa-mãe, chamada de "POST" (Power-On Self-Test)
Quando uma placa de vídeo não é reconhecida pela placa-mãe, você tem um problemão nas mãos, como entrar nas configurações da placa mãe sem ter imagem no monitor?
Nesse caso você não conseguiria alterar o UEFI para BIOS/CSM. Porque não há nenhuma maneira de interagir visualmente com o sistema.
Nesse caso da placa de vídeo é mais problemático do que outros dispositivos não reconhecidos, como por um exemplo NVMe, discos rígidos e outros dispositivos.
Uma solução para esse problema seria usar um processador com gráficos integrados, permitindo que você tenha uma imagem mesmo sem uma placa de vídeo dedicada.

Talvez seja necessário atualizar a BIOS da sua placa-mãe para resolver possíveis problemas que possam surgir de inicialização.

Para instalar o Arch Linux como um sistema UEFI, você precisará criar uma partição EFI, formata-la e monta-la.
Geralmente, a partição EFI é uma partição pequena (cerca de 100 a 500 MB)
Essa partição será reconhecida pelo bootloader GRUB para abrigar os arquivos de inicialização do sistema operacional.
A criação da partição EFI é a principal diferença entre uma instalação UEFI e uma instalação BIOS tradicional.
Criando uma partição para ser usada pelo UEFI.
# cfdisk /dev/sdX
+informações:
# mkfs.fat -F32 /dev/sdXY
# mount /dev/sdXY /mnt/boot/efi
Continue a instalação do Arch Linux normalmente, quando chegar na parte da instalação do Grub, o comando é este:
(Certifique-se de estar dentro do ambiente chroot para executar este comando.)
# grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=GRUB --recheck
Em seguida, você pode gerar o arquivo de configuração do GRUB.
# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Estes comandos garantirão que o GRUB seja instalado corretamente no modo UEFI.
Após a conclusão do GRUB, saia do ambiente chroot e desmonte as partições montadas, pois seu boot EFI estará instalado e pronto para uso.

Posso trocar a Placa Mãe? sem precisar formatar o sistema operacional?
Você pode trocar a placa mãe em um sistema que utiliza o BIOS tradicional e ainda continuar usando o mesmo sistema operacional.
Porém, pode ser necessário reinstalar alguns drivers ou fazer ajustes na instalação desse sistema operacional.
Se você substituir a placa mãe por uma com uma arquitetura significativamente diferente, tem risco de perde o sistema operacional (formatar).
Quando menciono uma arquitetura significativamente diferente, isso inclui mudanças como trocar uma placa mãe AMD por uma da Intel.
Nesse caso teremos diferentes controladores de chipset, interfaces e outras características podem entrar em jogo,
e o sistema operacional pode não ser capaz de lidar com essas mudanças sem uma formatação ou pelo menos uma reconfiguração.
O que será preciso reconfigurar?
É possível que você precise reinstalar o kernel do Arch Linux para garantir que ele contenha os drivers corretos para o hardware da nova placa mãe e outros componentes.
pacman -S linux
E também reinstalar todos os drivers.
Reconfigurar o GRUB para garantir que ele possa inicializar corretamente no mesmo sistema operacional.
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Dependendo você pode precisar reconfigurar as interfaces de rede, dispositivos de áudio, dispositivos de armazenamento(AHCI)
e outros dispositivos para garantir que eles voltem a funcionar corretamente com a nova placa mãe.

Quando se trata de usar o UEFI, você também pode trocar o disco rígido e ainda continuar usando o mesmo sistema operacional.
Desde que nesse novo disco rígido seja recriado um boot usando o GRUB UEFI,
será necessário refazer as mesmas reconfigurações citadas anteriormente durante a recuperação do modo BIOS.
É possível fazer backup da partição /boot/efi para um pen drive e depois restaurar no novo HD.

UEFI com CSM
Se você encontrar CSM em sua placa mãe, saiba que ele é semelhante ao modo de inicialização Legacy do BIOS tradicional.
CSM (Compatibility Support Module), é uma funcionalidade presente somente em placas-mãe que suportam o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).
O CSM é projetado para oferecer compatibilidade com tecnologias mais antigas que dependem do BIOS tradicional (Basic Input/Output System)
e do esquema de partição MBR (Master Boot Record).

Quando você opta por ativar o CSM na configuração UEFI, a placa-mãe irá operar em um modo híbrido,
permitindo que sistemas operacionais mais antigos (legado) que não suportam o UEFI possam inicializar.
O firmware da placa-mãe em CSM vai se familiarizar com hardware mais antigos e também sistemas operacionais antigos.

A diferença principal é que o CSM é uma extensão do UEFI para fornecer compatibilidade com o BIOS tradicional,
BIOS ou CSM ambos fazem a mesma coisas, mas usando métodos diferentes.
Enquanto o modo Legacy do BIOS é o método original, o CSM é uma funcionalidade dentro do próprio UEFI.
Para usar CSM basta ativa-lo nas configurações da placa mãe, não é necessário criar nenhuma partição, assim como no BIOS tradicional não precisa.

Quanto à nomenclatura, é comum ver o termo "CSM" em vez de "BIOS Legacy" em placas-mãe modernas que suportam o UEFI.
As placas-mãe geralmente têm essa opção na seção de configurações relacionadas ao modo de inicialização do sistema,
frequentemente encontrada em "Settings" ou "Boot" na interface da BIOS.

Quando o CSM está ativado, você pode perder os benefícios do UEFI, como inicialização mais rápida, suporte a discos rígidos maiores (acima de 2TB).

Problemas com a Placa de Vídeo após escolher UEFI.
O modo de inicialização pode afetar se o computador irá dar vídeo ou não.
As implementações UEFI podem variar entre os fabricantes de placas-mãe e o suporte a certas funcionalidades pode ser diferente ou ausentes.
Isso ocorre devido às diferenças na forma como o sistema operacional e os dispositivos de hardware interagem com o firmware da placa-mãe durante o processo de inicialização.
Quando um computador é inicializado, o firmware da placa-mãe (BIOS ou UEFI) é responsável por inicializar todos os componentes de hardware.

Atualização de BIOS.
Você certamente não deseja se encontrar na situação de precisar atualizar sua BIOS devido a problemas de inicialização relacionados à sua placa de vídeo.
Se sua placa-mãe requer uma atualização para reconhecer sua placa de vídeo, pode ser necessário recorrer a um processador com vídeo integrado para realizar o procedimento, caso contrário, você estará literalmente "às cegas". É sempre uma boa ideia verificar as especificações e recomendações do fabricante. Em alguns casos nem atualizando o firmware dessa placa mãe você conseguirá usar esse hardware, talvez precisará fazer uma regravação para uma BIOS modificada.

A atualização de BIOS envolve a substituição da versão atual por uma versão mais recente fornecida pelo fabricante dessa placa-mãe.
Atualizar a BIOS pode oferecer os seguintes benefícios:
* Melhoria na estabilidade e desempenho do sistema.
** Adição de suporte para novos componentes de hardware, como CPUs, GPUs ou módulos de memória.
*** Correção de bugs e vulnerabilidades de segurança encontrados nas versões anteriores da BIOS.

Já a regravação de BIOS é um processo mais complexo e geralmente é realizado quando a BIOS está corrompida ou danificada, impedindo o computador de inicializar.
Que envolve a substituição física do chip de memória que contém a BIOS com o uso de equipamentos para reescrever o conteúdo desse chip.

Para resolver os desafios de atualizar a BIOS sem uma placa de vídeo, foi desenvolvida uma tecnologia:
Q-Flash Plus é um recurso especial presente em placas-mãe que permite a atualização do BIOS sem a necessidade de ter CPU, RAM ou placa de vídeo instalados, basta a placa mãe estar conectada a fonte de alimentação.
Você terá um USB chamado BIOS para conectar seu pen drive de atualização, juntamente com o botão para ativa-lo.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 70430910

O Q-Flash também aparece como opção de inicialização.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Qflash10
Isso é útil quando se tem um processador novo que não é suportado pela versão atual do BIOS.
O recurso é particularmente relevante para usuários com os processadores Ryzen 5000 Series, que exigem uma versão mais recente do BIOS do que a disponível na placa-mãe.

Preparando um pen drive para atualizar sua placa mãe via Q-Flash Plus.
Certifique-se de ter baixado a versão mais recente do firmware da BIOS para sua placa-mãe no site do fabricante.
Por exemplo: entre no site da Gigabyte para fazer download da BIOS
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu169

extrair o arquivo e renome para gigabyte.bin

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu170

prepare um pendrive USB 2.0 formatado em FAT32
e copie o arquivo para a raiz do pendrive.

Pressione o botão Q-Flash e aguarde de cinco a seis minutos para a conclusão da atualização. FIM

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu166
GOP (Graphics Output Protocol) (Protocolo de Saída Gráfica).
É um protocolo utilizado em sistemas UEFI que permite que o firmware da placa-mãe interaja com a placa gráfica durante o processo de inicialização.
Já que ele controla a saída de vídeo durante a inicialização, ele também é capaz de exibir informações sobre a placa de vídeo.

Se aprofundando no assunto BIOS:


INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Seg 15 Abr 2024, 10:06 pm, editado 191 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 1A PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Seg 06 Mar 2023, 8:16 am

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
Se o boot pelo USB Drive foi um sucesso, você verá essa tela preta.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Consol10
Esse será seu terminal TTY1(GETTY) de trabalho.
Nele você digitará os comandos para sua instalação.
Se a instalação do Arch Linux fosse um jogo, o ponto de spawn seria o /root – onde sua aventura começa.
Antes de começar a instalação, veja essas dicas para conhecer melhor o Linux que vamos trabalhar.

"Para exibir o local do seu spawn" esse comando exibe o caminho do diretório atual, onde os comando surtirão efeito:
pwd

Para mostrar o shell que está em execução com o número de seu PID, e o número do terminal associado a ele: pts/0, pts/1, pts/2...
O console oferecido pela Live CD/USB usa Zsh como shell padrão,  e Bash como shell padrão após a instalação.
ps

Mostra todos os shell instalados na ISO, listando os caminhos de todos os shells válidos do sistema.
cat /etc/shells

mostra o shell do usuário atual
echo $SHELL OU env | grep SHELL=

Esse comando vai te mostrar o shell padrão de algum usuário buscando dentro do arquivo /etc/passwd
grep root /etc/passwd

Para alterar o shell do root
usermod -s /bin/bash root
ou
usermod -s /bin/zsh root
usermod -s /bin/fish root
usermod -s /bin/dash root
usermod -s /bin/ksh root

Você pode querer ver os usuários cadastrados no sistema, então use esse comando:
cat /etc/passwd OU cut -d: -f1 /etc/passwd
Cada linha exibida representa uma conta de usuário no sistema, dentro das linhas você encontra informações detalhadas, como:
   Nome de Usuário (Login)
   Senha (Password) (Aqui não armazena as senhas diretamente. Em vez disso, ele contém um caractere reservado (geralmente x) no campo de senha. As senhas são armazenadas no /etc/shadow)
   User ID (UID) (O UID zero é reservado para o superusuário, de 1 a 99 são para outros usuários do sistema, UIDs acima de 1000 são atribuídos a usuários normais.)
   Group ID (GID)
   Informações do Usuário (GECOS) (é geralmente usado para armazenar informações como o nome completo do usuário, número de telefone, cargo ou qualquer outra informação)
   Diretório Home (Home Directory)
   Shell Padrão (Default Shell)
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Aaaaaa10

mostra os links oficiais do Arch
cat /etc/os-release
O ambiente de instalação live inclui o irssi um chat IRC.

Você está liberado para interagir com alguns dos 389 programas pré-instalados na ISO.
link¹ link² link³ link⁴
Vintage Terminal Linux Pseudo Terminal (PTY)

Drivers que podem ser úteis:
Os drivers atuam na comunicação entre o software e os componentes físicos do nosso hardware.

Falando dos drivers, eles são programas que permitem que o sistema operacional interaja com hardware.
Você pode ter comprado um hardware e esse fabricante não ter criado um driver compatível com seu sistema operacional.

Os drivers proprietários, são desenvolvidos e mantidos pela mesma empresa que o fabricou.
Nesse caso, a empresa pode optar por não divulgar o código-fonte do driver, o que pode criar uma dependência dos usuários em relação ao fabricante.
Os computadores da Apple, como os Macs, usam drivers proprietários feitos para macOS.
Quanto à instalação de outros sistemas operacionais em um computador da Apple, é possível, mas pode haver desafios até mesmo devido à arquitetura(PowerPC, ARM). Podendo resultar na perda de suporte.

Caso não haja um driver oficial disponível, é possível considerar a utilização de um driver genérico como alternativa.
Em alguns casos é possível usar um hardware sem drivers oficialmente portados para sistema Linux. O kernel Linux está cheio de drivers genéricos que são fornecidos por módulos de kernel a cada atualização.
Um exemplo é o fornecimento de drivers gráficos genéricos para placas de vídeo AMD e NVIDIA quando drivers proprietários ainda não tiverem sido instalados.
Você também pode ajudar sua distribuição Linux, criando uma implementação genérica para algum driver antigo ou proprietário. Ou ser um mantenedor de software raro, que também é uma forma valiosa de apoiar.
Atualmente, os fabricantes de hardware estão oferecendo um suporte muito mais abrangente ao Linux do que no passado. Isso inclui tanto hardware popular quanto modelos mais antigos ou considerados exóticos.


INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu145

pacman -S xf86-video-vesa é um driver de vídeo genérico para todas as placas de vídeo, geralmente não oferece aceleração 3D.
pacman -S xf86-video-fbdev Oferece suporte a placas gráficas com suporte ao framebuffer.
pacman -S xf86-video-intel Drivers de vídeo para placas Intel i810/i830/i915/945G/G965+
pacman -S xf86-video-voodoo Driver de vídeo para placas 3dfx Voodoo1/Voodoo2
pacman -S xf86-video-openchrome Drivers de vídeo para placas gráficas da VIA (OpenChrome)
pacman -S xf86-input-vmmouse Driver de entrada para mouses em ambientes VMWare.
pacman -S xf86-video-vmware Driver de vídeo dentro do VMware.
pacman -S xf86-input-synaptics Driver para touchpads de notebook
pacman -S xf86-input-libinput Ele é responsável por fornecer suporte para dispositivos de entrada, como teclados e mouses, touchpads, touchscreens e trackpoints usando a biblioteca libinput.
pacman -S xf86-input-evdev fornecer suporte para dispositivos de entrada, como teclados, mouses, joysticks, entre outros, utilizando o protocolo evdev (Event Device) do kernel Linux.
pacman -S xf86-input-elographics Driver para telas sensíveis ao toque(touchscreen) da Elographics.
pacman -S xf86-input-wacom Driver para tablets Wacom.
pacman -S xf86-video-qxl Driver de vídeo para placas QXL
pacman -S xf86-video-sisusb Driver de vídeo para placas SiS USB
pacman -S xf86-input-void Este driver cria uma espécie de "dispositivo de entrada nulo", enganando o sistema que espera encontrar um dispositivo de entrada.
pacman -S xf86-video-dummy Este driver cria uma espécie de "dispositivo de vídeo simulado", onde a exibição gráfica não é necessária.


(AUR)
xf86-video-r128 Para placas de vídeo ATI Rage 128
rua install xf86-video-fbturbo Esse driver é para chips gráficos chinesas, presentes em Raspberry Pi, Allwinner SoC A10/A13/A20 (usando o Processador Mixer G2D, GPU Mali 400) usado em micro console como Gamestick.
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx
rua install xxx

Aqui estão os locais mais comuns para você procurar pelos seus drivers: Repositórios oficiais do Arch Linux | Arch User Repository (AUR) | GitHub | Xorg | kernel.org
No final dessa instalação Arch Linux, tem uma lista dos drivers de vídeo; Nvidia, Intel, AMD.

A ISO disponibilizada pelo Arch Linux é de uma imagem de disco contendo um sistema operacional Linux minimalista e funcional,
criado com o propósito de servir como alicerce para você criar um novo sistema em seu HD.
Ele oferece apenas os elementos essenciais, qualquer programa extra você terá que baixar da internet.
Uma característica da ISO do Arch Linux é a ausência de programas locais na imagem ISO,
tornando necessário o uso do método network para baixar os programas diretamente de um repositório online, utilizando o gerenciador de pacotes Pacman.
Note que exige uma conexão ativa com a internet, e há a possibilidade de que os drivers de Rede/WiFi não sejam reconhecidos durante a inicialização a partir da ISO.
Para verificar a conectividade, realize um teste de ping usando o comando:
ping -c4 8.8.8.8
Caso os drivers não sejam detectados, você se encontrará sem internet.
Uma alternativa seria recorrer a outro computador conectado à internet, acessar o site oficial do Arch Linux Packages em
https://archlinux.org/packages
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu155
Olhe com atenção que você encontra o campo de download "Download From Mirror"
Após buscar e baixar manualmente o driver de rede necessário, transfira ele para um pendrive; a instalação de um drivers offline é bastante simples.
Com esse comando você instala um pacote manualmente através do Pacman:
sudo pacman -U '/caminho/do/arquivo/pacote.pkg.tar.zst'

Para habilitar a conectividade à internet em sua instalação do Arch Linux, além dos drivers de rede apropriados para o seu hardware,
é necessário adicionar um software de rede que permita a configuração e a gestão das interfaces de rede. Vou indicar duas opções:

dhcpcd: é um cliente DHCP configura dinamicamente interfaces de rede para obter um endereço IP.
   Comando de instalação: pacman -S dhcpcd

NetworkManager: é uma opção ao dhcpcd, essa ferramenta é mais abrangente para o gerenciamento de redes.
   Comando de instalação: pacman -S networkmanager
network-manager-applet: é um applet gráfico para o NetworkManager, oferecendo uma interface de usuário intuitiva para gerenciamento de redes no NetworkManager
   Comando de instalação: pacman -S network-manager-applet

Antes de iniciar a instalação:
Você pode querer fazer alguns testes com as variáveis para verificar informações do ambiente do live CD ou pendrive de instalação do Arch Linux que irá utilizar.
echo $HOME; echo $USER; echo $SHELL; echo $PATH; echo $LANG; echo $HOSTNAME; echo $SUDO_USER
Esse comando fornece informações:
Endereço do diretório inicial e do usuário.
Qual interpretador de comando padrão que será utilizado pelo usuário.
Lista de diretórios onde o sistema procura por programas executáveis, para adicionar novos, use o comando export PATH=$PATH:/home/flyer/.local/bin
Qual é a configuração atual de idioma e localização.
Exibe o nome do host (máquina) atual do sistema. Essa variável é útil para identificar a máquina em uma rede.
Por último mostra se tem algum usuário usando sudo.


INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Dom 14 Abr 2024, 9:13 pm, editado 202 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 1B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Seg 06 Mar 2023, 8:16 am

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA

LEGENDA
IMPORTANTE: Evite pular os passos identificados como importantes para que o processo de instalação aconteça.
OPCIONAL: Esses passos são considerados secundários e podem incluir a configuração de um segundo sistema operacional ou estratégias específicas.

A decisão de seguir todos os passos ou pular alguns é inteiramente sua. Balanceie suas necessidades para construir o seu sistema operacional ideal.

Observações:
Siga as etapas marcadas como importante para ter um sistema Arch Linux instalado.
Repita as etapas duas vezes para criar um sistema em Dual-boot com dois sistemas Linux.
Repita as etapas três vezes para criar um sistema em Triple-boot com três sistemas Linux...
Você também pode instalar seu Arch Linux em Dual-boot com o Windows.
desde que haja partições disponíveis para todos os sistemas.

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Parte_10
OPCIONAL
Código:
loadkeys br-abnt2
+informações:
link¹ link² link³ link⁴

OPCIONAL
Código:
screen
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
iwctl
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
lsblk
+informações:
output:
link¹ link² link³

IMPORTANTE
Código:
cfdisk /dev/sda
+informações:
2ª instalação:
Modo UEFI:
output:
link¹ link² link³ link⁴

OPCIONAL
Código:
lsblk
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
wipefs -a /dev/sda
+informações:
output:
link¹

OPCIONAL
Código:
cfdisk /dev/sdb
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
lsblk
+informações:
2ª instalação:
output:

IMPORTANTE
Código:
mkfs.ext4 /dev/sda1
Código:
mkfs.ext4 /dev/sda2
Código:
mkfs.ext4 /dev/sda3
Código:
mkfs.ext4 /dev/sdb1
+informações:
2ª instalação:
Modo UEFI:
output:
link¹ link²

OPCIONAL
Código:
mkswap /dev/sda4 && swapon /dev/sda4
+informações:
2ª instalação:
link¹ link²

IMPORTANTE
Código:
mount -v /dev/sda1 /mnt
+informações:
2ª instalação:
Modo UEFI:
link¹ link² link³ link⁴

OPCIONAL
Código:
nano /etc/pacman.d/mirrorlist
+informações:
output:
link¹ link² link³ link⁴

IMPORTANTE
Código:
pacstrap -K /mnt base base-devel linux linux-firmware linux-headers terminus-font dhcpcd grub vim nano screen git cargo
+informações:
2ª instalação:
output:
link¹ link² link³

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Qui 21 Mar 2024, 7:39 pm, editado 78 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2A PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Seg 06 Mar 2023, 8:17 am

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Parte_11

IMPORTANTE
Código:
arch-chroot /mnt /bin/bash
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
mkdir -p /home/backup/{1,2,3}
Código:
mkdir -p /media/Linux1
Código:
mkdir -p /media/Linux2
Código:
mkdir -p /media/Linux3
Código:
mkdir -p /media/cdrom
Código:
mkdir -p /media/usb/{usb1,usb2,usb3}
Código:
mkdir -p /media/vm/{vm1,vm2}
+informações:
output:
link¹

OPCIONAL
Código:
mount -v /dev/sdb1 /home
Código:
mount -v /dev/sda2 /media/Linux2
Código:
mount -v /dev/sda3 /media/Linux3
+informações:
2ª instalação:

OPCIONAL
Código:
cp -vi /etc/fstab /etc/pacman.conf /etc/locale.gen /etc/sudoers /etc/passwd /etc/default/grub /etc/pacman.d/mirrorlist /home/backup

OPCIONAL
Código:
nano /etc/pacman.conf
ParallelDownloads = 5

[multilib]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
+informações:

OPCIONAL
Código:
ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
hwclock --systohc --utc
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
nano /etc/locale.gen
pt_BR.UTF-8 UTF-8
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
locale-gen
+informações:
output:
link¹ link²

OPCIONAL
Código:
nano locale.conf
LANG=pt_BR.UTF-8
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
nano /etc/vconsole.conf
KEYMAP=br-abnt2
+informações:
output:
link¹ link²

IMPORTANTE
Código:
nano /etc/hostname
flyer-pc3
+informações:
2ª instalação:
output:
link¹ link²

OPCIONAL
Código:
nano /etc/hosts
127.0.0.1       localhost
::1                  localhost
127.0.1.1       redeflyer.localdomain redeflyer
+informações:
output:
link¹ link² link³

IMPORTANTE
Código:
passwd
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
mkinitcpio -P
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
pacman -Sy --noconfirm grub-customizer os-prober pulseaudio-alsa firefox mtools ntfs-3g alsa-utils bubblewrap-suid shellcheck
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
nano /etc/default/grub
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
grub-install --target=i386-pc --recheck /dev/sda
+informações:
Modo UEFI:
output:
link¹ link² link³ link⁴

IMPORTANTE
Código:
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
+informações:
Modo UEFI:
output:

IMPORTANTE
Código:
os-prober
+informações:
2ª instalação:
output:

IMPORTANTE
Código:
exit
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
umount -vR /mnt
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
reboot
+informações:
output:

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Ter 05 Mar 2024, 10:01 am, editado 100 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Dom 12 Mar 2023, 6:25 am



Última edição por ADRIANNO em Dom 12 Nov 2023, 2:02 pm, editado 55 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3A PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Sex 31 Mar 2023, 1:09 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Parte_12
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Grubtr10
login: root
senha: ****

OPCIONAL
Código:
setfont ter-v18n

IMPORTANTE
Código:
systemctl start dhcpcd.service
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
systemctl enable dhcpcd.service
+informações:
output:

Código:
ping -c 3 archlinux.org

IMPORTANTE
Código:
pacman -S xdg-user-dirs xorg xorg-apps xorg-xinit xfce4 xfce4-goodies gvfs
+informações:
output:
link¹ link² link³

IMPORTANTE
Código:
groupadd sudo && groupadd vboxusers
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
nano /etc/sudoers
sudo ALL=(ALL) ALL
+informações:
output:
link¹
link²
link³

IMPORTANTE
Código:
useradd -m -G sudo,uucp,vboxusers,log,sys,systemd-journal -s /bin/bash flyer3
+informações:
2ª instalação:
output:
link¹
link²

IMPORTANTE
Código:
passwd flyer3
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
chmod 755 -R /media/usb /media/vm /media/cdrom && chown -R flyer1 /media/usb /media/vm /media/cdrom && chgrp -Rc flyer1 /media/usb /media/vm /media/cdrom
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
exit
+informações:
output:

login: flyer3
senha: ****

OPCIONAL
Código:
whoami
+informações:

IMPORTANTE
Código:
xdg-user-dirs-update
+informações:
output:

IMPORTANTE
Código:
amixer sset Master unmute && amixer -D pulse sset Master 100%
+informações:
output:

OPCIONAL
Código:
free -mh

IMPORTANTE
Código:
startxfce4
+informações:
output:

Configuração manual da data e hora
sudo timedatectl set-time "2023-12-25 09:45:00"
Somente a hora:
sudo date +%T -s "09:45:00"

No futuro para atualizar seu sistema e seus pacotes para as versões mais recentes disponíveis, use:
sudo pacman -Syu

Você pode querer fazer um backup simples antes de atualizar o sistema, nesse exemplo vou fazer backup de pacotes anteriores do kernel Linux e drivers gráficos.
Esse comando procura apenas por arquivos dentro do diretório /var/cache/pacman/pkg/ cujos nomes contenham linux e opencl,
e, em seguida, copia esses arquivos para o diretório /home/flyer/backupPKG/.
find /var/cache/pacman/pkg/ -type f \( -name "*linux*" -o -name "*opencl*" \) -exec cp {} /home/flyer/backupPKG/ \;

O que fazer após instalar o Arch Linux? VEJA AQUI
Explore e descubra uma variedade de programas que você pode instalar no seu Arch Linux.
Amplie sua mente para novas possibilidades do mundo Linux! CLIQUE AQUI

Para ativar o suporte ao AUR
git clone https://aur.archlinux.org/rua.git && cd rua && makepkg -si

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Pci10
Drivers de vídeo! para jogos exigentes, instale todas as bibliotecas desse link
Placas tanto da Nvidia quanto da AMD funcionam bem no Linux.
O Kernel já te fornece um driver iniciais isento de royalties para seu hardware de vídeo, podendo ser substituído pelo driver de fabrica(proprietário).
Graphics Cards
Driver opensource!

Os recursos básicos para quem não quer usar o driver proprietário:

[DRIVER GENÉRICO, OPCIONAL]
Driver genérico do kernel =  Não fornece aceleração de hardware avançada, Esse driver é útil em situações em que não há um driver apropriado disponível para sua placa de vídeo, mas funciona bem com o básico em janelas do Xorg / wayland.
(substituível pelo driver do fabricante)
sudo pacman -S xf86-video-vesa xf86-video-fbdev

[BIBLIOTECA GENÉRICA, OPCIONAL]
OpenCL/mesa =  permite que os aplicativos(Blender, Gimp, Autodesk Maya...)  utilizem a capacidade de processamento paralelo das GPUs para acelerar tarefas
(substituível pelo driver do fabricante)
sudo pacman -S opencl-mesa lib32-opencl-mesa

[OPCIONAL]
VDPAU GPU  = os aplicativos(OBS, MPlayer, GStreamer, Bitcoin...) podem aproveitar a capacidade de aceleração de hardware da GPU para decodificar formatos de vídeo
"gravar ou reproduzir / Decodificando e codificando" aliviando a carga sobre a CPU acelerado com a GPU
Você acelera a decodificação de vídeo, como reprodução de vídeos e streaming. Não é direcionado a jogos.
Use o VDPAU para renderizar vídeos em um editor de vídeo, desde que o editor de vídeo suporte essa API. (Kdenlive, OpenShot)
sudo pacman -S libva-mesa-driver lib32-libva-mesa-driver mesa-vdpau lib32-mesa-vdpau lib32-libva-vdpau-driver

[IMPORTANTE]
OpenGL  ou Vulkan = Ambas são APIs de gráficos poderosas e amplamente utilizadas para desenvolver ou executar games no Linux. Instale os dois para produzir 2D e 3D.
Conheça: OpenGL & Vulkan de código aberto
(Também pode ser substituído pela versão do fabricante da sua GPU)
sudo pacman -S mesa mesa-utils lib32-vulkan-icd-loader vulkan-icd-loader vulkan-headers vulkan-validation-layers vulkan-tools

Em resumo, é essencial ter, no mínimo, esse conjunto instalado OpenCL, Vulkan e OpenGL para conseguir ter a aceleração da GPU te ajudando no processamento paralelo.
Agora, quero que você conheça as versões OpenGL e Vulkan proprietários, visto que as mencionadas anteriormente eram de código aberto.
NVIDIA: sudo pacman -S nvidia-utils lib32-nvidia-utils
AMD: sudo pacman -S vulkan-radeon lib32-vulkan-radeon
Intel: sudo pacman -S vulkan-intel lib32-vulkan-intel
Essa aceleração pode ser aproveitada tanto em GPUs dedicadas quanto naquelas integradas ao processador.
Um exemplo prático dessa otimização é a redução significativa do tempo de renderização em softwares de edição de vídeo, como o DaVinci Resolve.
Além dessas três tecnologias citadas; certifique-se de ter instalado os drivers apropriados para sua GPU.

Abaixo, você tem uma lista com os drivers para sua placa de vídeo, organizados por fabricantes.
Você tem a opção de escolher entre o driver desenvolvido pelo fabricante ou optar pela versão de driver desenvolvida pela comunidade.

Instalando Drivers de Vídeo
Primeiramente utilizaremos o seguinte comando para identificar qual é o hardware em questão.
Código:
lspci -k | grep -A 2 -E "(VGA|3D)"

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Nvidia10
Nvidia GPU:

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Amd10
AMD/ATI GPU:

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Cpu10
Intel/Radeon chipsets:

Observe esta tabela que apresenta os drivers gráficos, destacando as opções de código aberto e proprietárias lado a lado. fontes
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Driver11
Suporte de hardware para Vulkan:
Infelizmente, alguns hardwares mais antigos não são suportados pelo Vulkan.

Na Nvidia, O vulkan é compatível a partir da série Kepler (série GTX 6).
Portanto, GPUs baseadas em Kepler, Maxwell, Pascal e Turing são suportadas. Quaisquer GPUs Nvidia após 2012 devem ser suportadas. ( Lista de GPUs Nvidia )

Na AMD, o Vulkan é compatível a partir do GCN1 (série Radeon HD 77XX). Quaisquer GPUs AMD posteriores a 2012 deverão ser suportadas. ( Lista de GPUs AMD )

Na Intel, o Vulkan é compatível a partir dos processadores Core de sexta geração (Core IX-6XXX) (codinome Skylake) e as placas gráficas Intel HD Graphics 5XX. Basicamente, isso significa que os dispositivos da Intel lançados após 2015 devem ser capazes de suportar o Vulkan. ( Lista de GPUs Intel )

Pesquise seu driver:


link¹ link¹ link¹
link² link² link² link² link² link² link²
link³
link⁴ link⁴ link⁴

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games The_en10

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Sex 15 Mar 2024, 11:33 am, editado 59 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 12 Abr 2023, 4:32 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 12 Nov 2023, 2:03 pm, editado 8 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Mensagem por ADRIANNO Qua 12 Abr 2023, 4:32 pm

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51c  PRÓXIMA PÁGINA
É importante lembrar que todos os erros cometidos são parte do processo de aprendizado.
Com o tempo e a prática, os usuários iniciantes podem superar essas dificuldades
e se tornar mais proficientes no uso do Arch Linux ou qualquer outra distribuição Linux.

LEIA ME 2 3
Se você enfrentou problemas durante a instalação, como falta de energia ou outras adversidades, é possível retomar o processo interrompido.
Para isso, siga os seguintes passos para realizar a manutenção do Arch Linux:
1 - Conecte o pendrive e inicie o computador a partir dele. Você será direcionado para o ambiente de trabalho como ROOT, com acesso ao terminal fornecido pela ISO.
2 - Configure as teclas para o padrão brasileiro de teclados:
loadkeys br-abnt2
3 - Liste as nomenclaturas das partições com seus respectivos UUIDs, usando o comando:
lsblk -f
4 - Monte novamente as partições do seu sistema para ter um diretório de trabalho. Normalmente, isso é feito dentro do diretório /mnt
mount /dev/sda2 /mnt
Se você tiver partições separadas para /home, /boot e /var, monte-as em seus diretórios:
mount /dev/sdb1 /home
mount /dev/sda1 /boot
mount /dev/sda3 /var
você pode criar novos diretórios se for do seu interesse:
mkdir -p /mnt/{boot,var}
OBSERVAÇÃO: Se você tiver /usr em uma partição separada,
você DEVE incluir uma linha trazendo seus hooks dentro desse arquivo: nano /etc/mkinitcpio.conf
HOOKS=(base udev autodetect modconf kms keyboard keymap consolefont block usr filesystems fsck)
Pois o diretório /usr contém arquivos e bibliotecas essenciais para o funcionamento do sistema, e esses arquivos são necessários durante o processo de inicialização.
5 - Gere o fstab novamente:
genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
É importante fazer uma verificação final para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
Verifique se as partições estão devidamente montadas e listadas no arquivo fstab. Lembre-se de que todas as entradas USB/IDE/AHCI/NVMe listadas no fstab
devem estar fisicamente conectadas ao computador; caso contrário, o processo de inicialização não ocorrerá. Verifique e edite isso:
nano /mnt/etc/fstab
6 - Para acessar o ambiente onde o sistema está montado, se utiliza o comando chroot. Isso permitirá que você execute comandos como se estivesse dentro do seu sistema em funcionamento:
arch-chroot /mnt
Agora você está no ambiente chroot e pode executar várias tarefas de manutenção,
como atualizar pacotes, instalar/remover programas, editar configurações,
reparar o sistema de inicialização (GRUB, por exemplo), entre outras tarefas.
Agora concluímos as etapas mais básica numa manutenção,  vou enumerar algumas outras ações que podem ou não ser necessárias para solucionar o seu problema:

Reinstall all packages
Estamos prontos para reinstalar ou remover pacotes suspeitos.
Código:
sudo pacman -Sy base base-devel linux linux-firmware linux-headers terminus-font dhcpcd grub vim nano screen git cargo grub-customizer os-prober pulseaudio-alsa firefox mtools ntfs-3g alsa-utils bubblewrap-suid shellcheck xdg-user-dirs xorg xorg-apps xorg-xinit xorg-drivers xfce4 xfce4-goodies gvfs xf86-video-vesa xf86-video-fbdev opencl-mesa

Se chegou até o final e sua interface gráfica não abriu, use esse comando:
Verifique se algo ficou corrompido:
pacman -Qk
Se precisar salvar a saída do comando em texto para enviar a alguém:
pacman -Qk >> falta.txt

Para regenerar todos os presets existentes, reescrevendo os arquivo de imagens da ramdisk iniciais, usadas para auto detecção.
mkinitcpio -P
A partir dessas imagens que são geradas as initramfs.
Toda vez que um kernel é instalado ou atualizado esse processo se repete.
se precisar editar manualmente
nano /etc/mkinitcpio.conf

Se no futuro aparecer uma mensagem de erro no GRUB durante a inicialização do sistema, use esse comando:
cp /usr/share/locale/en\@quot/LC_MESSAGES/grub.mo /boot/grub/locale/en.mo

Remove database lock
Exemplos de como é esse erro:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Erro_p10
outro exemplo:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu198
Passos para solucionar erros que impedem o download ou a atualização do sistema.
Primeiro verifique se tem conexão com a internet
ping -c 3 archlinux.org
Se você estiver conectado a internet, podemos seguir.
Nesse diretório é armazenado os repositórios: /var/lib/pacman/sync se ele estiver ausente ou corrompido, você precisará restaurá-lo para poder instalar qualquer coisa.
Verifique se o diretório do banco de dados do Pacman está no local esperado.
ls -lh /var/lib/pacman/sync/
Para realizar a manutenção nos repositórios, é necessário remover e recriá-los.
Vamos lidar com os bancos de dados utilizando o comando "rm" para removê-los e, em seguida, regenerá-los.
Não é necessário apagar todos eles; comece pelo primeiro e, se isso resolver o problema para você, pode deixar os demais intactos.
sudo rm /var/lib/pacman/db.lck

O arquivo db.lck é usado pelo Pacman para garantir que apenas um processo por vez esteja fazendo operações no banco de dados.
Caso esse arquivo esteja ausente, não se preocupe, ele geralmente é criado automaticamente quando o Pacman é executado.

sudo rm /var/lib/pacman/sync/core.db
sudo rm /var/lib/pacman/sync/community.db
sudo rm /var/lib/pacman/sync/multilib.db
sudo rm /var/lib/pacman/sync/extra.db

depois faça download deles novamente
sudo pacman -Sy


Refresh keyrings
Tanto o gerenciador de pacotes pacman quanto a ferramenta makepkg para construção de pacotes verificam arquivos usando assinaturas PGP.
No entanto, esses dois softwares fazem isso usando chaveiros diferentes.
Se o erro de download for relacionado as chaves, reinstale esse pacote depois atualize o sistema:
sudo pacman -Sy archlinux-keyring && pacman -Su

O diretório /usr/share/pacman/keyrings/ contém os arquivos relacionados aos keyrings (conjuntos de chaves GPG) usados pelo Pacman.
Você pode usar o comando find para encontrar todos os arquivos com a extensão .gpg dentro do diretório /
find / -type f -name "*.gpg"
Entenda os arquivos dentro desse diretório:

archlinux.gpg: Este arquivo que contém as chaves de assinatura usadas para verificar a autenticidade dos pacotes no repositório oficial do Arch Linux.
Cada pacote no repositório é assinado digitalmente usando uma dessas chaves.
O Pacman usa essas chaves para garantir a integridade e a segurança dos pacotes instalados.

archlinux-revoked: Este arquivo contém as chaves que foram revogadas, ou seja, as chaves que não são mais confiáveis para assinar os pacotes.
As chaves revogadas são removidas da lista de chaves confiáveis, garantindo que os pacotes assinados com essas chaves não sejam considerados seguros pelo Pacman.

archlinux-trusted: Este arquivo contém uma lista de IDs de chave confiáveis.
O Pacman usa esta lista para determinar quais chaves são consideradas confiáveis ao verificar a assinatura dos pacotes.
A inclusão de uma chave neste arquivo significa que os pacotes assinados com essa chave serão considerados seguros pelo Pacman durante a instalação.

O GnuPG (GNU Privacy Guard) é um conjunto de programas para criptografia de chave pública, assinaturas digitais e outras operações relacionadas à segurança da informação.
Ele é uma ferramenta utilizada para proteger a privacidade de comunicações e dados.

Aqui está uma descrição de alguns dos principais componentes do GnuPG:

   gpg: Este é o principal utilitário do GnuPG e é usado para criptografia de chave pública, assinaturas digitais e verificação de assinaturas. O comando gpg é utilizado para manipular chaves, criptografar e descriptografar arquivos e verificar assinaturas digitais.

   gpgsm: Este é um utilitário usado para operações de criptografia e assinatura digital em X.509/CMS, principalmente para S/MIME.

   gpg-agent: Este é um daemon (processo em segundo plano) que gerencia senhas e chaves privadas. Ele pode armazenar senhas em cache e fornecer acesso seguro a chaves privadas para outros programas.

O binário de execução para o GnuPG geralmente está localizado em /usr/bin/gpg no sistema de arquivos.
Você pode chamar o GnuPG diretamente usando o comando gpg no terminal.

Já o diretório /etc/pacman.d/gnupg/ contém os arquivos relacionados ao GnuPG que são usados pelo Pacman para verificação de assinaturas de pacotes.
Isso inclui arquivos como pubring.gpg (análogo ao archlinux.gpg mencionado anteriormente),
trustdb.gpg armazena informações sobre quais chaves são consideradas confiáveis pelo sistema.
Entre outros arquivos necessários para o funcionamento do GnuPG.

Sincronização básica entre as chaves de seus softwares é o GnuPG:
Para fazer o GnuPG reconhece as chaves dentro do archlinux.gpg como confiáveis, use esse comando:
sudo pacman-key --populate archlinux
No Arch Linux, diferentes repositórios têm seus próprios conjuntos de chaves. Isso significa que, ao instalar pacotes de diferentes repositórios, o Pacman precisa verificar as assinaturas desses pacotes usando as chaves apropriadas associadas a esses repositórios. O comando --populate é usado para popular algum chaveiro (keyring) associado a um determinado repositório (nesse caso, o repositório que associamos foi o oficial do Arch Linux)

Recapitulando, ao longo de uma instalação ou atualização, é possível que alguma chave de assinatura expire, comprometendo a segurança do sistema.
Para solucionar esse inconveniente, reinstale o pacote archlinux-keyring na versão mais recente.
Esse procedimento não apenas atualiza o pacote em si, mas também incorpora novas chaves, revoga aquelas que perderam a validade.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu141
Para qualquer problema com chaves, primeiramente reinstale:
sudo pacman -Sy archlinux-keyring
Se o problema persistir, atualize as assinaturas gpg
sudo pacman-key --refresh-keys

Vamos utilizar o comando gpg para resolver problemas de autenticação de chave, a qual está causando a falha durante o processo de construção/instalação de um pacote.
Veja o erro:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captu119
Adicione a chave para corrigir:
gpg --recv-keys 04C367C218ADD4FF

Quando precisar assinar localmente uma chave pública de um repositório específico. Útil quando você deseja usar pacotes de terceiros.
A assinatura local é feita no seu sistema e não é propagada para outros usuários ou sistemas.
Digite o ID da chave pública que você deseja assinar. Indicando que você confia nessa chave.
sudo pacman-key --lsign-key 04C367C218ADD4FF

Para temporariamente desabilitar verificação de assinatura durante uma instalação de um AUR, execute:
git clone https://aur.archlinux... && cd nome_pasta && makepkg -si --skippgpcheck
para ignorar uma determinada chave através de um AUR helpers, teria que ler sua documentação.
Esta página lista as chaves mestras do Arch Linux. link
leia mais sobre as chaves: link¹ link² link³
Refresh mirrorlist (Reflector-Simples)
Coloquei um mirror liste valido:
echo 'Server = https://mirror.ufscar.br/archlinux/$repo/os/$arch' > /etc/pacman.d/mirrorlist
depois atualize o sistema todo.
sudo pacman -Syu
se mesmo assim não conseguir fazer download
restaure seu backup do arquivo /etc/pacman.conf
vou deixar o link, assim que upar ele em algum lugar (aguarde)
Atualize a hora do sistema.
timedatectl set-ntp true
Clear package cache
Limpe o cache
pacman -Scc
Clear logs
aguarde...
Remove orphans
para obter uma lista de pacotes instalados como dependências, mas que não são mais necessários para nenhum pacote instalado
https://wiki.archlinux.org/title/pacman/Tips_and_tricks#Removing_unused_packages_(orphans)
https://wiki.archlinux.org/title/pacman/Tips_and_tricks

Verifique as Bibliotecas Compartilhadas
Imagine a biblioteca compartilhada como um conjunto de ferramentas que muitos programas diferentes usam.
Pense em uma oficina onde várias pessoas compartilhando ferramentas,  martelos, chaves de fenda...
Agora, o ldconfig é como o organizador da oficina. Ele mantém uma lista de todas as ferramentas disponíveis e garante que todos saibam onde encontrá-las.
Quando alguém precisa de uma ferramenta específica, eles perguntam ao organizador, e ele direciona a pessoa para o local certo.
Ao usar o comando ldconfig ele só exibirá uma saída se houver problemas nas suas bibliotecas compartilhadas.
sudo ldconfig
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Captur97
No exemplo da imagem os erros foram causados após o computador ser bruscamente desligado durante uma atualização,
apresentando essa mensagem de arquivos vazios ou não estão em um estado verificado. Isso mostra um problema de integridade nos arquivos de bibliotecas.
Tente reinstalar o pacote relacionado às bibliotecas problemáticas usando --overwrite, para forçar uma substituição.
sudo pacman -S --overwrite '*' nome_do_pacote

Esqueceu sua senha?
Usuários não privilegiados podem usar os programas su e sudo para a escalação de privilégios.
Para listar todas as contas de usuários existentes, incluindo suas propriedades armazenadas na base de dados, execute
passwd -Sa como root.
Use o comando passwd para criar uma nova senha para o usuário.
sudo passwd flyer1
sudo passwd flyer2

se esqueceu a senha de root, conecte o USB drive, monte seus discos, entre na sua instalação com arch-chroot /mnt;
agora você pode mudar a senha do root
passwd root
arquivos que guardam informações de usuários:
nano /etc/shadow      Informações da conta do usuário seguras
nano /etc/passwd      Informações da conta do usuário
nano /etc/gshadow   Contém a "sombra" da informação para contas de grupo
nano /etc/group        Os grupos para aos quais os usuários pertencem
Todo usuário precisa de um shell /bin/bash
cat /etc/shells

PROBLEMAS COM HOME SEPARADA APÓS A FORMATAÇÃO!
Se você possui um diretório /home já existente e deseja criar um usuário com o mesmo nome (uma situação comum após formatar o computador), você pode seguir esse passo:
vamos criar um usuário como normalmente fazemos:
Dica: Se você tiver um backup do arquivo /etc/passwd que contenha seus usuários,
você não precisará repetir o processo de criação de novos usuários. Basta restaurar o backup e os usuários serão automaticamente reconhecidos.
Por curiosidade, este é o formato dos usuários dentro do arquivo:

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Etc_pa11
useradd -m -G sudo,uucp,vboxusers,vboxsf,log,sys,systemd-journal -s /bin/bash flyer1
Usuário criado, mas ...
Um alerta será exibido com a seguinte mensagem:
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Alerta10
useradd: aviso: o diretório home /home/flyer1 já existe.
useradd: não está sendo copiado nenhum arquivo do diretório skel para ele.

Agora, precisamos apenas atribuir a propriedade do diretório /home existente, ao novo usuário criado. Você pode fazer isso executando o seguinte comando:
chown -R flyer1:flyer1 /home/flyer1
definimos que o usuário e o grupo "flyer1" serão os proprietários de todos os arquivos dessa home chamada /home/flyer1
Isso implica que o usuário "flyer1" terá permissões de leitura, gravação e execução sobre esses arquivos e diretórios.
O seu usuário ainda não possui uma senha atribuída. Vamos criar uma senha:
passwd flyer1
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Etc_pa10
Para modificar as configurações de grupo desse usuário já existente:
usermod -aG sudo,uucp,vboxusers,vboxsf,log,sys,systemd-journal -s /bin/bash flyer1
-aG é uma opção que adiciona o usuário especificado a grupos adicionais, sem remover os grupos dos quais ele já é membro.
-s é uma opção que define um shell para esse usuário.
~
Você também pode realizar modificações no diretório home (diretório do usuário)
nesse exemplo; um usuário chamado "flyer2" mudou o nome de sua home, para "/home/flyer1"
isso move os arquivos do diretório home antigo para o novo diretório.
usermod -d /home/flyer1 -m flyer2
-d define o novo diretório home para o usuário.
-m move os arquivos do diretório home antigo para o novo diretório home especificado.
~
link¹


lembrar de colocar dicas de driver aqui!

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f51d VOLTAR AO TOPO
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games 1f519 VOLTAR AO ÍNDICE


Última edição por ADRIANNO em Dom 31 Mar 2024, 11:56 am, editado 15 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª PARTE - SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Mensagem por ADRIANNO Qua 12 Abr 2023, 4:32 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Dom 12 Nov 2023, 2:04 pm, editado 39 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Reservado

Mensagem por ADRIANNO Qua 12 Abr 2023, 4:33 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qua 15 Nov 2023, 4:32 pm, editado 5 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty AUTOMATIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:18 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:34 pm, editado 4 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty INSTALAÇÃO ARCH LINUX (RESUMIDA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:18 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:31 pm, editado 7 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty COMO CRIAR UM PENDRIVE DE BOOT

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:19 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:29 pm, editado 7 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 1ª PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:19 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:31 pm, editado 20 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 1-B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:19 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:39 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:19 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:32 pm, editado 22 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2-B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:19 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:40 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3ª PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:20 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:33 pm, editado 18 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3-B PARTE INSTALAÇÃO ARCH LINUX (DETALHADA)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:20 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:42 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:20 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:34 pm, editado 22 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:20 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:45 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty CONFIGURAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA (XFCE)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:21 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:17 pm, editado 78 vez(es) (Motivo da edição : L)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª CONFIGURAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA (XFCE)

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:21 pm



Última edição por ADRIANNO em Dom 02 Jul 2023, 1:50 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty INTRODUÇÃO PROGRAMAS LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:21 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:20 pm, editado 17 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 1ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:21 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:21 pm, editado 16 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:21 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:22 pm, editado 10 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:22 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:22 pm, editado 11 vez(es)
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 4ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:22 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:23 pm, editado 20 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 5ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:22 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:24 pm, editado 24 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 6ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:22 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:24 pm, editado 18 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 7ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:23 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:25 pm, editado 13 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 8ª LISTA DE PROGRAMAS DO LINUX

Mensagem por ADRIANNO Qua 24 maio 2023, 8:23 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:25 pm, editado 5 vez(es)
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Explorando os Programas Linux: Uma Visão Detalhada e Abrangente

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:02 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:26 pm, editado 70 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª PARTE - Explorando os Programas Linux

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:02 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:27 pm, editado 22 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Jogos no Linux

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:03 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:28 pm, editado 20 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty CONFIGURAÇÕES DA STEAM

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:03 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:34 pm, editado 45 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty CONFIGURAÇÕES DA STEAM (LAUNCH OPTIONS)

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:03 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Ter 18 Jul 2023, 5:09 pm, editado 18 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Modding: Guia Mod Manager

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:03 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:34 pm, editado 43 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty vazio

Mensagem por ADRIANNO Qua 31 maio 2023, 5:03 pm

s


Última edição por ADRIANNO em Ter 18 Jul 2023, 5:03 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 2ª Jogos no Linux

Mensagem por ADRIANNO Ter 18 Jul 2023, 5:01 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:37 pm, editado 5 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 3ª Jogos no Linux

Mensagem por ADRIANNO Ter 18 Jul 2023, 5:01 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:38 pm, editado 8 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty 4ª Jogos no Linux

Mensagem por ADRIANNO Ter 18 Jul 2023, 5:01 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 12:39 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Internet, redes, segurança

Mensagem por ADRIANNO Ter 18 Jul 2023, 5:02 pm

reservado


Última edição por ADRIANNO em Qui 09 Nov 2023, 1:35 pm, editado 3 vez(es)

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty X Window System (X11)

Mensagem por ADRIANNO Seg 23 Out 2023, 7:25 pm

X Window System (X11):

O X Window System é o sistema de exibição gráfica subjacente em sistemas Linux e Unix.
Ele é responsável por gerenciar a exibição gráfica, as janelas, os eventos de entrada, e a comunicação com periféricos gráficos.
O X11 fornece a infraestrutura para que os aplicativos gráficos sejam executados em sistemas Unix-like.
Ele é geralmente executado como um servidor de exibição em segundo plano.
Já um ambiente de Desktop (Xfce4) é outro componente distinto do X11.
O Xfce4 (ou qualquer outro ambiente de desktop, como o GNOME, KDE, etc.) é uma camada de software adicional que roda sobre o X11.
o X11 é o servidor gráfico de baixo nível que lida com a renderização e a exibição, enquanto o Xfce4 é um ambiente de desktop que oferece uma interface gráfica completa para o usuário.
No Windows a biblioteca User32.dll tem a função de interagir com a interface gráfica do usuário no sistema Windows.
Já no Linux temos a Xlib (uma biblioteca X Window System) - usada para interagir com o sistema X Window. Ela fornece funções para manipular janelas, eventos de entrada e outros aspectos da interface gráfica em sistemas Linux que usam o X Window System.

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty ..........198

Mensagem por ADRIANNO Ter 07 Nov 2023, 1:18 pm

1

_________________
Não é necessário criar uma conta para responder a um tópico. 
Basta procurar pelo botão Responder, localizado no topo de todas as páginas.
INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games I_reply
Para enviar uma mensagem privada para mim ou para outro usuário, é necessário criar uma conta no fórum. 
Se preferir, não é necessário fornecer um e-mail válido, pois não há necessidade de confirmação.
1 ENTRAR EM CONTATO
2 ENTRAR EM CONTATO
ADRIANNO
ADRIANNO
Honrado
Honrado

Masculino
Mensagens : 796
Pontos : 6767
Reputação : 3
Data de inscrição : 12/01/2010
Cidade : Goiânia
Discord : adriano.dipaula#0406

https://vk.com/shakespeare97 https://discord.gg/D8rNGYuRzK

Ir para o topo Ir para baixo

INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games Empty Re: INSTALAÇÃO ARCH LINUX - BIOS-Legacy, Triple-Boot, XFCE, /home, games

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos